sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Adélia comprova que é a candidata mais preparada para reitora

Durante o debate de campanha entre os candidatos a reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), realizado na manhã de sexta-feira, dia 25, no auditório do Centro de Arte e Cultura da instituição, a candidata Adélia Pinheiro, acompanhada pelo candidato a vice-reitor, Evandro Freire, da Chapa 1, mostrou que é a mais preparada para conduzir a gestão universitária no próximo quadriênio.
Promovido pela Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (ADUSC), o debate foi mediado pelo professor Roque Pinto, vice-presidente da entidade, com a participação dos candidatos Walter e Maiana, e a presença de um grande número de professores, servidores e estudantes. Na oportunidade, Adélia garantiu que aumentará os mecanismos de visibilidade da UESC, no plano das atividades e da prestação de contas, e de aproximação com a sociedade civil. 
A candidata a reitora também se comprometeu com o aprimoramento do modelo de gestão binária da Universidade, por meio de maior descentralização administrativa com os departamentos que compõem a instituição. Garantiu ainda participar efetivamente da articulação política, interna e externa, para a regulamentação da lei 11.375, que prevê a implantação do plano de carreira dos servidores. 
Adélia respondeu a todos os questionamentos com serenidade e demonstrou profundo conhecimento técnico sobre gestão universitária, da docência e sobre a legislação que regulamenta a área de educação. Ela ressaltou a construção do seu Plano de Gestão, elaborado coletivamente com os três segmentos que compõem a comunidade acadêmica, e o fortalecimento das áreas de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, além de defender a institucionalização do ensino na modalidade à distância. 
O debate foi conduzido com perguntas elaboradas pela comissão organizadora da ADUSC, do público e entre os candidatos. Na fase de perguntas entre os candidatos, Adélia colocou questões em torno do PNE – Plano Nacional da Educação – e sobre o PROEB – Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação, para as quais o candidato adversário demonstrou total desconhecimento, sendo que no caso do PROEB diz respeito a uma ação de sua área de atuação.
Avaliação - Para Adélia, o debate foi "um bom momento de reflexão, de discussão democrática com a presença de todos os segmentos da Universidade, que permitiu, mais uma vez, a exposição sobre o programa de gestão elaborado e apresentado para a administração da UESC, de forma clara e comprometida". Ao fazer as considerações finais, Adélia foi aplaudida de pé quando enfaticamente declarou sentir orgulho de ter sido a relatora do projeto de política de reserva de vagas da UESC, que permitiu a democratização do acesso à Universidade por estudantes de escolas públicas, a implementação de medidas de permanência estudantil, favorecendo as ações afirmativas em prol de uma universidade cada vez mais igualitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário