sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Itabunense participa de certificação nos Estados Unidos

O bacharel em Educação Física itabunense João José Rosário participou, no período de 30 de setembro a 2 de outubro, na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos, da certificação em Russiah Kettlebell Challenge (RKC). João José foi o único brasileiro residente no Brasil a participar deste evento, que desenvolve técnicas do treinamento de força e condicionamento físico.

Essa certificação em RKC é considerada a mais difícil e rigorosa em todo o mundo, devido aos processos classificatórios, compostos dos testes de força (barra fixa, clean, agachamento, swing, press e snatch), profissionalismo (ética), assimilação e compreensão das técnicas e habilidade pedagógica. O curso foi ministrado pela empresa Dragon Door Publications Inc, e contou com a participação do russo Pavel Tsatsouline, considerada a maior autoridade nesse tipo de atividade física.
Segundo João José, o kettlebell movimenta todo o corpo exigindo uma constante ativação dos músculos do core (quadril-pelve-lombar, coluna torácica e cervical) além de proporcionar maior flexibilidade, aumento de força, resistência muscular, potência, grande gasto calórico, mecanismos de prevenção de lesões. Ao iniciar um treinamento regular em pouco tempo o praticante já percebe mudanças significativas no corpo.
Usado corretamente se alcança resultados que por outras ferramentas só poderiam ser alcançados com a combinação de outras atividades. João José ressalta que o kettlebell é eficiente quanto aos resultados e seguro em sua prática somente 8,8 por cento dos membros do Russian National Team e outros times relataram lesões durante treinos ou competições.
Uma bola de ferro parecida com uma bala de canhão com uma alça em cima, o kettlebell é um dos mais efetivos instrumentos para um corpo forte e saudável. Apesar de ser considerada uma novidade há relatos do uso do kettlebell em dicionários russos de 1704. Originalmente contrapeso de balanças em mercados, no final de cada dia de trabalho "as bolas de ferro" eram usados para demonstrações de força, resistência e coordenação.
João José Rosário é bacharel em Educação Física pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna e atualmente desenvolve suas atividades profissionais em Joinville (Santa Catarina). Além de atuar na Academia WS Fitness, é o preparador físico da equipe Júnior Aguiar de Muay Thai e Mixed Martial Arts (MMA), que lidera o ranking brasileiro. Na próxima semana, a equipe participa do campeonato mundial de Muay Thai, na Macedônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário