segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Alunos do Colégio Vitória percorrem roteiro histórico para conhecer patrimônio de Ilhéus

A turma do 5º. ano do curso Fundamental do Colégio Vitória, em Ilhéus, participou de aula de campo para aprofundar o conhecimento sobre o patrimônio histórico, artístico e cultural do município. Encerrando o ciclo de estudos dos livros da coleção Ilhéus... Ontem e Hoje!, da educadora Adélia Melo, as crianças percorreram o roteiro com espírito de pesquisa e procurando identificar, nas ruas, os diversos aspectos do patrimônio já estudado em sala.

A aula em ambiente externo, no sítio histórico da cidade, foi supervisionada pela professora Adriana Soares Galo e a coordenadora Iraildes Gleig que tiveram o desafio de ajudar os alunos a aproximar teoria e prática, ampliando horizontes do pensamento, mas atentos à realidade.
“A história de Ilhéus é fascinante e nos entusiasma. Nos deparamos com locais bem conservados e até transformados em museus, mas em outros só tivemos a lamentar, tamanha era a falta de conservação. Ainda assim, foi grande o contentamento dos alunos, por cada lugar visitado, e um deles, entusiasmado, chegou a dizer que gostaria de ter vivido no passado, quando os lugares eram mais ricos, bonitos e interessantes”, relata a professora Adriana.
Para ilustrar as emoções e percepções resultantes de uma viagem cultural, como esta, a educadora relembra aspectos pontuados na obra que serve de base para os estudos. “Como a professora Adélia Melo diz em seu livro, ‘Entusiasmo e orgulho, tristeza e impotência são sentimentos que nos envolvem quando começamos a apreciar o patrimônio de nossa terra!’ e isso foi possível constatarmos”, completa.
O roteiro incluiu pontos como a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, o Cemitério da Vitória, o Conjunto Arquitetônico da Piedade – com seu museu, salas, igreja e Palácio Episcopal – O Palacete Berbert de Castro, a Praça J.J. Seabra, O Palácio Paranaguá, a sede da Associação Comercial de Ilhéus, o Ilhéus Hotel, o Memorial Misael Tavares, o Bataclan, a Catedral de São Sebastião e a Igreja Matriz de São Jorge.
Os depoimentos dos alunos são reveladores da qualidade da experiência. “Eu acho que todo ilheense tem o dever de saber sobre seu patrimônio desde criança”, reflete Marina Ferrer. Sobre a importância da aula de campo, Sarah Salomão afirma que “é uma forma mais divertida de aprender”, Gabriel Melo diz que possibilita “ver com os próprios olhos a realidade de nossos estudos” e Joaquim Vita completa que “ é muito mais interessante do que estudar em sala”.
Kalliana Machado e Clara Maron acharam “interessante o Conjunto da Piedade, onde funcionou a primeira escola de Ilhéus só para meninas, além da história do Coronel Misael Tavares, considerado o Rei do Cacau”. Já Maria Eduarda ficou encantada “com o Cemitério da Vitória, a beleza de seus túmulos”. Para Luana Pamponet “foi interessante ver a rua Antonio Lavigne de Lemos, pavimentada com pedras inglesas.” Bruna Leone não teve dúvidas: “A Igreja da Piedade e o Bataclan foram os lugares que mais me impressionaram.”
“No futuro nós vamos contar ou mostrar tudo isso para outras pessoas”, reflete Lis Argôllo e Luana Moreno completa, com maturidade: “Agora e sempre vou poder respeitar ‘meu’ patrimônio e entender a importância da história de Ilhéus”.
Além do prazer da experiência, a visita vai resultar em trabalho prático. As crianças, que registraram tudo em fotos e coleta de dados, vão exercitar a criatividade, elaborando panfletos turísticos para promover as belezas do patrimônio local.
Novos roteiros
O 1º ano terá outra aula de campo nesta segunda-feira (24), no bairro do Pontal, quando o grupo de 54 alunos visitará a baía da Sapetinga, a Praça São João Batista, a sede da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e o Aeroporto Jorge Amado, onde as crianças farão uma breve homenagem ao aviador, pela passagem do seu dia.
A turma da 3ª série do curso Fundamental terá aula externa na terça-feira (25). Os alunos vão explorar a baía do Pontal e os ‘Transportes de ontem e de hoje’ em Ilhéus. O roteiro inclui a Ponte do Gás, o Aeroporto Jorge Amado, o Morro de Pernambuco, a Praia do Pontal, a Ponta do Eustáquio e os Armazéns das Docas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário