quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Secretário da Agricultura prestigia Simpósio da Pupunheira em Ilhéus

O segundo dia de atividades do 1º Simpósio Brasileiro da Pupunheira (Simbrap), no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, em Ilhéus, a 433 quilômetros ao sul de Salvador, nesta quarta-feira, 28, terá como destaque a presença do secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles. Na qualidade de moderador da mesa-redonda “Casos de Sucesso no Agronegócio Palmito de Pupunha na Bahia”, às 14 horas, o secretário terá a oportunidade de expor as ações do Governo do Estado para o desenvolvimento do setor.

A mesa-redonda terá Ricardo Araújo Ribeiral, da Inaceres – Bahia, que apresenta o case “Inaceres: Um Elo na Construção da Cadeia do Palmito de Pupunha no Brasil” e Roberto Lessa Ribeiro Junior, da Fundação Odebrecht S/A, que aborda “Impactos do Negócio Pupunha na Agricultura Familiar – Caso Coopalm/Cultiverde”. Ainda, Augustinho de Carvalho, da Nutuvalle – Bahia, que fala sobre “Oportunidades de Desafios de Uma Empresa Familiar Dentro do Agronegócio Palmito”; e Arlindo Alves Moreira Filho, do Grupo Gabrielli – Bahia, que discorrerá sobre “Palmito Pupunha: A Trajetória em Busca do Sucesso”.
Pela manhã, às 8 horas, o extensionista da Ceplac Wilson Destro, da Superintendência de Rondônia, faz palestra sobre “Avanços nos Modelos de Sistemas Agroflorestais de Cacaueiros e Pupunheiras em Rondônia. Às 9 horas haverá mesa-redonda sobre “Normas para Importação e Internalização de Sementes Beneficiadas de Pupunha, tendo como moderador o fiscal estadual agropecuário da ADAB Clécio Luis Teles e participação de Cosam de Carvalho Coutinho do Departamento de Sanidade Vegetal – MAPA/SDA/DSV; Carlos Luiz Borges Ribeiro, da MAPA/SFA/BA; e Catarina Cotrim Mattos Sobrinho da ADAB.
Às 11 horas mesa-redonda debate “Agronegócio Palmito no Brasil: Mercado e Viabilidade Econômica”, tendo como moderadora Mônica Moura Pires, da UESC, e a participação de Anibal dos Santos Rodrigues, do IAPAR/PR; e Antonio Carlos Araújo, da MAPA/Ceplac. A última sessão técnica, às 16 horas, será a mesa-redonda “Uso de Frutos da Pupunheira na Alimentação Humana e Ração Animal”, atuando como moderador Luiz Alberto Mattos Silva, da UESC, e tendo a participação de Lucia Kiyoko Ozaki Yuyma, do INPA/AM; Maria das Graças C. Parada C. Silva, da MAPA/Ceplac; Biano Alves de Melo Neto, do IF Baiano; e Ronaldo Farias Vasconcelos, da UESB.
O 1º Simbrap está sendo organizado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). São instituições parceiras, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri) e Fundação Pau Brasil, sendo apoiado por instituições públicas federais, estaduais, municipais e do agronegócio palmito-pupunha.
Também conta com o apoio da Embrapa, IF Baiano, Banco do Nordeste, Senar, Sebrae, Secretaria da Agricultura, Reforma Agrária e Irrigação da Bahia (Seagri), EBDA, ADAB, Bahiatursa, Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), Associação Brasileira de Horticultura, Sociedade Brasileira de Fruticultura, Prefeituras de Camamu, Ilhéus, Itabuna, Una e Uruçuca, Inaceres Agrícola, Coopalm, Palmitos Cultiverde, Grupo Gabrielli e Viveiros Flora do Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário