segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Prefeito de Ilhéus reassume e assina reedição de um "filme antigo"

A letra da musica “Capim Guiné”, do baiano Raul Seixas, se aplica muito bem ao momento vivido no Palácio Paranaguá.

Pois bem!

Mesmo sem ter concluído o período de licença médica que estava cumprindo o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, retornou às suas funções na manhã desta segunda-feira (26). Chegou e foi direto para o seu gabinete onde tratou de espantar urubus, caxinguelês, raposas e suçuaranas que rondavam sua cadeira no Palácio Paranaguá.
Newton não esperava que, ao apagar das luzes da sua interinidade, o seu vice, Mário Alexandre, iria numa só sacudida provocar a demissão do assessor de Comunicação, Walmir Rosário e demitir três dos seus secretários e implantasse um clima de terro na administração municipal.
A atitude do vice prefeito, se fosse em outro momento e de forma ponderada, seria ótima. As três demissões refletem a vontade do povo de Ilhéus. A população ainda sonha com alguma realização pelo governo e uma administração com menos suspeitas.
Seria, mas não é assim.
Mário Alexandre quis alavancar a sua candidatura ficar bem aos olhos dos eleitores, que reprovam o governo – do qual ele (Mário) participou intensamente até agora - e, em especial, as áreas comandadas pelos três secretários da confiança absoluta do prefeito Newton Lima.
Assim o vice prefeito quis se colocar para o povão, que vota, como opositor. Ele, mais do que ninguém, sabia que as que suas exonerações durariam apenas o tempo da sua interinidade, já que não haviam sido combinadas ou planejadas com o prefeito Newton Lima, seu até então, “parceiro”.
Como era previsto Newton voltou, não realizou a reunião com os secretários, como ocorre as segundas pela manhã, porque muitos dos secretários não eram secretários e outros estavam ali, mas não contavam a confiança do chefe.
As primeira medidas foram a exoneração dos cargos o secretário de Assistência Social, Emeson Santos Silva; Jorge Jasmineiro Cunha, Serviços Urbanos; João Batista Aquino dos Santos (Secretaria de Transporte, Trânsito e Segurança; Ronaldo Cosme dos Santos Júnior (Secretaria da Fazenda) todos, segundo fontes do Palácio, da cota do vice e da sua mãe a deputada Ângela Sousa e, por fim, Magno Lavigne (Secretaria de Governo) tido como um dos mentores das demissões impostas pelo vice.
Primeiro as exonerações para depois as nomeações de Marcelo Barreto, Secretaria de Transporte, Trânsito e Segurança; Ronaldo Cosme Júnior, Auditor-CGM; e interinamente, Antônio Batista Neto, para a Secretaria de Fazenda, e Cláudia Macedo Eça, para a Secretaria de Assistência Social.
As demais mudanças, segundo o prefeito Newton Lima, serão adotadas nos próximos dias, de forma madura e ponderada.
Os fatos mostram apenas um filme reeditado.
Na sexta-feira (23), Mario Alexandre, disse ao seu “parceiro” de antes (o Prefeito), que a parceria chegou ao fim. O governo vai mal e não tem mais tempo nem condições para uma recuperação favorável a sua candidatura. Então, este é o melhor momento para romper e tentar viabilizar o seu projeto fazendo oposição. É mais fácil, acredita Alexandre.
É o mesmo filme com novos atores.
Afinal, quando a sua mãe, atual deputada Estadual, Ângela Sousa, era vice-prefeita do então prefeito Jabes Ribeiro, no ano de 2007, também rompeu com o seu “parceiro” quando o governo, do qual fazia parte, estava mal. Tentava, igualmente, viabilizar a sua candidatura ao palácio Paranaguá.
Na época não deu certo.
O Prefeito Newton Lima retorna sabendo que poderá não contar com o apoio confiável das asas do seu atual partido (PSB), mas já recebeu o convite para se abrigar na sombra da estrela petista. Isso lhe dá a confiança que precisa para os meses que lhe restam no comando do município.
Então .... “Capim Guiné

Nenhum comentário:

Postar um comentário