sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Notícias da CNBB

REFLEXÃO - Lc 8, 1-3
Assim como Jesus não parava, mas vivia caminhando de um lado para o outro anunciando a chegada do Reino de Deus, a sua Igreja não pode ficar parada. Ela deve ir sempre ao encontro do outro, abrir novas fronteiras no trabalho evangelizador para que todos possam ter a oportunidade de conhecer o Reino de Deus, assim como livremente optar por ele. Para realizar a sua missão, a Igreja deve, assim como o divino Mestre, envolver o maior número possível de pessoas, sem distinção entre elas, que queiram colocar a sua vida a serviço do Reino de Deus, como fizeram as mulheres, conforme nos narra o Evangelho de hoje.  
NOTÍCIAS 
·       Arquidiocese de Maringá faz coleta em prol da África  
·       Encontro de Formadores dos Regionais Norte e Noroeste da CNBB 
·       Diocese de Rio Grande completa 40 anos
·       Arquidiocese de São Paulo e CNBB acolhem símbolos da JMJ-2013 
·       Escola da Juventude reflete dimensões teológicas e sócio-políticas    
·       CPT do Regional Norte 2 discute eleição de nova coordenação e pautas de trabalho      
·       Seminário de bens Culturais encerra Exposição de Arte Sacra na arquidiocese Juiz de Fora      
·       Bispos brasileiros participam de encontro em Roma        
ACESSE TAMBÉM:
·       Notícias: http://www.cnbb.org.br/·       Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia 


Arquidiocese de Maringá faz coleta em prol da África
No final de semana dos dias 24 e 25 de setembro, a coleta das missas nas 55 paróquias da arquidiocese de Maringá será destinada à África. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira deram início à Campanha SOS África de ajuda às vítimas da seca na região nordeste do Continente, conhecida como Chifre da África (Somália, Uganda, Etiópia, Quênia, Djibuti e Eritréia).
A região, principalmente a Somália, passa pela seca mais intensa dos últimos 60 anos. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), cerca de 12 milhões de pessoas estão sentindo os efeitos da fome na região.
Ainda segundo os dados, o Chifre da África vem sofrendo nos últimos meses, além da seca, com a fome, conflitos e a alta dos preços dos alimentos. A crise na Somália já matou 30 mil crianças de fome. Cerca de 400 mil refugiados somalis, quase 5% de toda a população do país, encontram-se acampados em Mogadíscio e áreas ao redor. Aproximadamente 100 mil pessoas chegaram somente em junho e julho, segundo a ONU.
Um novo relatório da Organização Católica para a Solidariedade e ajuda humanitária sublinha que "a cada 11 semanas", dez por cento das crianças somalis com menos de cinco anos "perde a vida".
O ‘Situation report' da Cáritas Somália, enviado à agência Fides, do Vaticano confirmou que "as estruturas de saúde da Somália estão a tentar enfrentar a chegada maciça de deslocados internos que estão a lotar os centros urbanos em busca de assistência". Para reverter essa situação, você pode contribuir com campanha da CNBB e Cáritas, em favor das vítimas no Chifre da África, através de doações de qualquer valor.
Banco do Brasil: AG. 3475-4, C/C 26.116-5
Caixa Econômica Federal: AG. 1041, OP. 003, C/C 1751-6
Banco Bradesco: AG. 0606-8, C/C 187587-6
*para DOC e TED o CNPJ é: 33.654.419/0001-16  
      
Encontro de Formadores dos Regionais Norte e Noroeste da CNBB
Aconteceu nos dias 5 a 8 de setembro, no Seminário São José, em Manaus (AM), o Encontro de Formadores dos Regionais Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima), Norte 2 (Amapá e Pará) e Noroeste (Acre, Sul do Amazonas e Rondônia) da CNBB. O encontro foi promovido pelos representantes da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB) dos Regionais.
Coordenado pelo bispo de Santarém (PA), dom Esmeraldo Barreto de Farias, o encontro contou com a presença de 20 participantes. Partindo das novas Diretrizes para a Formação Presbiteral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o evento contou com testemunhos de seminaristas amazônicos; fundamentação antropológica e teológica; e pelos aprofundamentos bíblicos proposto pelo bispo de Palmas/Francisco Beltrão (PR), dom José Antônio Peruzzo.
Segundo os organizadores do Encontro de Formação, a motivação principal do evento foi a busca de pistas para a formação presbiteral na realidade amazônida em vista, sobretudo, da missionariedade do formando.
“Os estudos e encaminhamento continuarão sendo feitos pelos formadores a fim de chegarem, em breve tempo, a finalizações mais concretas”, destacou o coordenador do Curso, dom Esmeraldo Barreto.     
      
Diocese de Rio Grande completa 40 anos
No dia 12, a diocese do Rio Grande (RS) completou 40 anos. Encerrando as comemorações, a Catedral de São Pedro foi palco de uma missa presidida pelo bispo diocesano, dom José Mário Stroeher e concelebrada pelo bispo emérito de Santa Cruz (RS), dom Sinésio Bohn e o bispo de Bagé (RS), dom Gílio Felício. Participaram da cerimônia autoridades civis e militares.
Durante a celebração, os cantos foram entoados pelo Coral Municipal “Cidade do Rio Grande”. As comemorações pelos 40 anos da diocese iniciaram em 12 de setembro de 2010, quando dom José Mário oficializou o Ano da Graça na diocese em uma celebração na Catedral de São Pedro.     
      
Arquidiocese de São Paulo e CNBB acolhem símbolos da JMJ-2013
A arquidiocese de São Paulo e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promovem, no domingo, 18, no Campo de Marte (zona Norte da capital paulista), das 9h às 21h, o Bote Fé, primeiro evento preparatório à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro em 2013.
O Bote Fé marca a chegada ao Brasil da Cruz dos Jovens (também conhecida como Cruz da Jornada Mundial da Juventude) e do Ícone de Nossa Senhora - símbolos da jornada, enviado pelo Vaticano ao país que se tornará a nova sede do maior evento mundial da juventude católica.
Com início marcado para as 9h, o evento contará com as presenças do arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, do núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, do presidente da CNBB, cardeal dom Raymundo Damasceno.
Durante todo o dia, até às 21h, o evento apresentará  testemunhos de jovens que participaram de jornadas anteriores, espetáculo teatral, lançamento oficial do site JMJ Rio-2013, além de shows com vários cantores católicos como padre Fábio de Mello, padre Reginaldo Manzotti, padre Juarez Castro, Dunga, Vida Reluz, Eliana Ribeiro entre outros.
"A Cruz é sempre um indicativo de Jesus Cristo para convocar os jovens a se encontrarem com Cristo. Da mesma forma o Ícone de Nossa Senhora indica a presença materna da Mãe de Jesus junto aos seguidores de Cristo”, lembra o cardeal Odilo Scherer.
Os missionários da Canção Nova vão se encarregar da animação nos períodos da tarde e noite. Dunga, Eliana Ribeiro, Adriano Gonçalves, Ricardo Sá e Ministério de Música Amor de Adoração irão preparar o público para o ponto alto do encontro: a chegada da Cruz dos Jovens, ou Cruz da Jornada, com 3,8 metros, e o Ícone de Nossa Senhora.
Ponto alto da festa, os símbolos da JMJ sairão do Colégio Liceu Coração de Jesus em carro aberto do Corpo de Bombeiros, entre 14h30 e 15h. A partir das 16h, entrarão no Campo de Marte acompanhados das bandeiras de todos os estados brasileiros para o início da missa presidida pelo arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer e concelebrada pelos bispos e padres presentes.
A Cruz e o Ícone vão percorrer 275 dioceses no Brasil até a vinda do papa Bento XVI, em julho de 2013, para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Os símbolos da Jornada devem passar por todas as 17 Regionais da CNBB. Estão também previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome "Bote Fé".
Em dezembro de 2012, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina. Eles retornam em janeiro de 2013 para o Sul do Brasil. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba (SP) e, finalmente, no estado do Rio de Janeiro, onde chegam em abril de 2013.      
      
Escola da Juventude reflete dimensões teológicas e sócio-políticas
Nos dias 10 e 11, no Centro de Formação Pastoral, da diocese de Caxias do Sul (RS), a Pastoral da Juventude realizou a 2ª etapa de formação, a chamada Formaju. Nesta 2ª etapa os jovens presentes, vindos das comunidades e grupos de jovens da diocese, refletiram questões relacionadas a dimensão sócio-política e teológica à luz do Documento 85 da CNBB “Evangelização da Juventude: Desafios e perspectivas pastorais”.
Com a assessoria de Arnaldo Poletto e Sandino Rafael os jovens foram convidados a vivenciar a importância e a relação da juventude com a sociedade contemporânea, isto é, nas relações do jovem para com Deus e com a sociedade. “Não é possível sermos indiferentes ao modelo que exclui e oprime; é preciso mudar a cena, construir um novo roteiro nos meios de nossas vidas”, enfatizou Sandino nas reflexões em que o grupo incutia e relacionava na prática metodológica do “Teatro do oprimido”.
Na noite de sábado houve a caminhada dos mártires, presidida pelo padre Marcionei da Silva, rezada com a participação dos jovens, fazendo memória daqueles que doaram a vida pela causa do Evangelho.
A próxima etapa da escola acontece nos dias 8 e 9 de outubro, novamente no Centro de Formação Diocesano.      
      
CPT do Regional Norte 2 discute eleição de nova coordenação e pautas de trabalho
A Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá) se reuniu entre os dias 13 e 15, na sede do Regional, em Belém (PA).Em pauta, a eleição da nova coordenação da CPT no Regional e análise do trabalho desenvolvido pela entidade.
Temas como a hidrelétrica de Belo Monte, mineração e grandes projetos, conflitos agrários e seus desdobramentos como a violência no campo e a impunidade destes no estado também foram discutidos durante o encontro.
De acordo com Hilário Lopes Costa, um dos coordenadores, o Estatuto da CPT Nacional rege que o novo coordenador tem dois anos de mandato.  Costa informou que o estatuto está sendo reformulado e este, foi um dos pontos debatidos pela assembleia.
Participaram da reunião dez Comissões Pastorais da Terra do estado do Pará, entre elas, os representantes da CPT da prelazia de Itaituba que acompanham as comunidades vicinais da BR-163, possíveis vítimas da barragem da Usina Hidrelétrica Teles Pires.
No dia 5 deste mês a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o projeto básico da Usina, onde será construída no rio de mesmo nome, na fronteira entre os estados do Pará e do Mato Grosso. A hidrelétrica será construída entre as cidades de Paranaíta (MT) e Jacareacanga (PA), na área denominada Cachoeira Sete Quedas.
Segundo Costa a reunião é um meio de potencializar o trabalho frente os desafios enfrentados pela CPT no Regional.    
      
Seminário de bens Culturais encerra Exposição de Arte Sacra na arquidiocese Juiz de Fora
Na terça-feira, 20, termina a I Exposição de Arte Sacra da arquidiocese de Juiz de Fora (MG). Para fechar o evento, a Igreja realiza o I Seminário de Bens Culturais. As palestras têm entrada franca e acontecem na segunda-feira, das 8h às 18h, no Teatro Pró-Música, em Juiz de Fora.
A abertura do evento vai ser feita pelo arcebispo da arquidiocese, dom Gil Antônio Moreira, que fala sobre “Bens Culturais e o Acordo entre Santa Sé e o Brasil”, à luz de texto do núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri.
Como palestrantes, o seminário traz o diretor pedagógico do arquivo metropolitano da arquidiocese de São Paulo e juiz do tribunal interdiocesano de São Paulo, monsenhor Dr. Rubens Miraglia Zani, na parte da manhã, falando sobre a “Diplomática de documentos papais”. Ainda antes do almoço, os participantes fazem uma visita guiada à exposição de arte sacra, na catedral.
A programação da tarde começa com a palestra do coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, promotor Marcos Paulo de Souza Miranda, sobre "A atuação do Ministério Público na defesa do Patrimônio Cultural Sacro".
“O inventário do Patrimônio Cultural, política de salvaguarda dos bens culturais da Igreja – a experiência da arquidiocese de Belo Horizonte” vai ser discutido logo após, pela coordenadora do inventário do patrimônio cultural da arquidiocese de Belo Horizonte, professora Mônica Eustáquio Fonseca. No encerramento, a orquestra do Centro Cultural Pró-Música faz uma apresentação aos participantes.
Os interessados devem fazer inscrição no site http://www.arquidiocesejuizdefora.org.br/. A ficha de deve ser enviada para o e-mail bensculturais@arquidiocesejuizdefora.org.br .
A expectativa é que cerca de 500 pessoas de todo o Brasil participem.
Exposição de Arte SacraContabilizando mais de 2 mil visitantes até essa terça-feira, 13, a exposição de arte sacra "Juiz de Fora: Nossa história é de fé, nossa Igreja tem arte - dos primórdios ao jubileu áureo da arquidiocese" acontece até 20 de setembro, no salão térreo da catedral. O evento tem entrada franca e funciona de terça a domingo, das 10h às 20h. A programação faz parte das comemorações dos 50 anos da arquidiocese de Juiz de Fora.
Estão expostos documentos manuscritos, imagens sacras, objetos e paramentos litúrgicos e fotografias. O tema da exposição é "Juiz de Fora: Nossa história é de fé, nossa Igreja tem arte - dos primórdios ao jubileu áureo da arquidiocese" e tem como lema: "Arte Sacra: a beleza que evangeliza". É uma realização da Comissão de Bens Culturais da arquidiocese de Juiz de Fora. O arcebispo da Igreja particular de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, é responsável pela Comissão Regional de Bens Culturais da Igreja - Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais).   
      
Bispos brasileiros participam de encontro em Roma
Termina nesta sexta-feira, 16, a Peregrinação ao túmulo de São Pedro e Encontro dos Novos Bispos, que acontece desde o dia 7, em Roma e reúne 117 bispos nomeados no último ano, sendo 23 do Brasil.
Promovido pela Congregação para os Bispos, dirigida atualmente pelo cardeal Marc Ouellet, o encontro tem o objetivo de refletir sobre temas pertinentes ao ministério episcopal, como “O Bispo, mestre da fé”, “O Bispo santificador do seu povo”, “O Bispo homem de oração Pai, Irmão e Amigo dos sacerdotes”, entre outros.
As reflexões desenvolvidas ao longo do encontro foram ministradas pelos cardeais e bispos que ocupam funções em Dicastérios Romanos. No fim da manhã do dia 15, o papa Bento XVI recebeu o grupo, em Castelgandolfo. Em seu pronunciamento o pontífice falou sobre o ministério episcopal como meio de santificação do povo e do próprio bispo.
A programação final do encontro nesta sexta-feira inclui oração das laudes e missa às 7h, presidida pelo cardeal Ennio Antonelli; encontro de grupos continentais das 9h30 às 13h; oração das vésperas às 16h. O fim da seção acontece às 19h e o jantar às 20h, horário de Roma.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário