sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Notícias da CNBB

Brasília, 9 de setembro de 2011 – Nº 2628     
      
REFLEXÃO  - Lc 6, 39-42
A nossa vida espiritual deve ser marcada por um constante aprendizado, de modo que sejamos, ao mesmo tempo, evangelizadores e evangelizados, e o crescimento na fé realize-se principalmente na experiência da vida comunitária, na troca de experiência e na valorização de tudo o que os outros podem nos oferecer, sem ficar vendo apenas as dificuldades, os problemas e os erros das pessoas que estão ao nosso lado. Mas tudo isso deve ser iluminado por uma mística: devemos ser dóceis ao Espírito Santo, nos deixar ser conduzidos por ele, já que não somos os donos da verdade e ele é o Espírito da Verdade, que nos conduzirá à plena verdade. Somente agindo assim é que não seremos os cegos que guiam outros cegos, mas sim todos guiados pelo próprio Deus. 
NOTÍCIAS      
      
·       8ª Romaria Diocesana ao Santuário Nossa Senhora da Salete     
·       Romaria da Terra e da Água de Santa Catarina será no próximo domingo  
·       Reunião do clero em Maringá estuda as DGAE    
·       Caratinga articula o seu Conselho Missionário Diocesano       
·       Abertas as inscrições para o Simpósio Filosófico-Teológico    
·       Prorrogado o prazo para a consulta virtual sobre Tráfico de Pessoas   
·       Regional Leste 2 promove a 32ª Assembleia da Pastoral Vocacional      
·       Comissão para a Amazônia define estratégias de ação e trabalho para 2012      
      
ACESSE TAMBÉM:
Notícias: http://www.cnbb.org.br/·      
Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia 
   
      
8ª Romaria Diocesana ao Santuário Nossa Senhora da Salete
No próximo dia 25, acontece na cidade de Caldas Novas (GO), a 8ª Romaria Diocesana Nossa Senhora da Salete. O evento que traz como tema: "O zelo pela tua casa me consome" (Jo 2,17) envolve todas as paróquias da diocese de Ipameri (GO) e atrai peregrinos de várias cidades.
A Romaria acontece no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Salete e traz em sua programação:
07:30h - Concentração na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores (Jubileum);
08:00h - Início da Procissão, seguida de missa, bênção da Saúde e objetos.    
      
Romaria da Terra e da Água de Santa Catarina será no próximo domingo
A 22ª Romaria da Terra e da Água de Santa Catarina acontece no próximo domingo, 11, em Irani, 445 quilômetros a oeste de Florianópolis (SC), e vai refletir sobre as mudanças climáticas, numa referência à Campanha da Fraternidade deste ano. A expectativa da organização do evento é receber 10 mil romeiros das 10 dioceses catarinenses.
Não haverá comércio no local, os romeiros terão à disposição tendas nas quais serão oferecidas acolhida, sombra, alimentação e convivência. Elas serão armadas por pastorais e organismos do Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina), organizações populares e movimentos sociais, que são parceiros na realização da Romaria.
Elena Casagrande, integrante da coordenação geral da romaria e da Comissão Pastoral da Terra, explicou que as lideranças das organizações parceiras serão recebidas pelas famílias da cidade para os preparativos. Ela também destacou a importância do evento. “A 22ª Romaria da Terra e da Água será uma grande expressão de nossa fé no Deus da vida e uma grande revelação da preocupação dos homens e mulheres catarinenses com a vida do planeta Terra, nossa casa comum”.
Além de denunciar as ameaças ao meio ambiente, a romaria destacará experiências que contribuem para a valorização da relação das pessoas com a natureza, como o uso das ervas medicinais, experiências de economia solidária, resgate da produção de sementes crioulas e de alimentos agroecológicos. O objetivo é dar oportunidade e espaço para reflexões que gerem práticas concretas no cuidado do planeta.
Promovidas pelas Pastorais Sociais catarinenses, as 21 edições anteriores reuniram ao todo mais de 450 mil romeiros.  
      
Reunião do clero em Maringá estuda as DGAE
As novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) foram pauta da reunião do clero da arquidiocese de Maringá (PR), na quinta-feira, 8. As Diretrizes foram estudadas sob orientação do presidente do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná) e bispo de União da Vitória, dom João Bosco de Sousa, que destacou a centralidade de Jesus no documento.
“As novas diretrizes têm como partida a pessoa de Jesus Cristo. E de uma forma muito especial porque nós vemos Jesus no Evangelho a partir da sua gratuidade e alteridade, que é o olhar atencioso para o outro e não para si próprio”, disse dom João Bosco.
As novas diretrizes, aprovadas este ano durante a Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), já começam a ser aplicadas também nos seminários, como explicou o padre Reginaldo Teruel, reitor do Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Glória em Maringá. “Nossa espiritualidade é o Cristo Pastor então nós estamos estudando juntos as novas diretrizes”, apontou.
Santuário de Santa Rita de CássiaHá pelo menos uma década recebendo católicos de Maringá e de vários municípios da região, que vão ao local para rezar e pagar promessas, o Santuário de Santa Rita de Cássia será criado oficialmente no dia 18 de setembro. Na ocasião, haverá missa presidida pelo arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti e a assinatura do decreto de criação do santuário pela arquidiocese de Maringá.
O Santuário Santa Rita de Cássia é o segundo de Maringá (o outro é o de Nossa Senhora de Fátima) e terá como primeiro reitor o padre Rogério Diesel, da Paróquia Santa Rita de Cássia. O santuário recebe peregrinos e caravanas de vários municípios da região e é aberto a visitação de segunda-feira a sábado. A gruta do santuário foi inaugurada em maio deste ano. Segundo o Código de Direito Canônico, o santuário é um local privilegiado para a prática e devoção religiosa popular.
      
Caratinga articula o seu Conselho Missionário Diocesano
O Conselho Missionário Diocesano (Comidi) de Caratinga (MG), fez sua primeira reunião, no sábado, 3, com o objetivo de articular suas ações de animação missionária na Igreja local.  A reunião, que aconteceu no Seminário Diocesano, contou com a presença de padre Antônio Maurílio de Freitas, nomeado coordenador diocesano da Pastoral Missionária, de representantes do Conselho Missionário do Seminário (Comise), da Infância e Adolescência Missionária (IAM), da Juventude Missionária (JM) e das Irmãs Missionárias de Nossa Senhora das Graças.
Padre Maurílio enfatizou a necessidade de se articular a dimensão missionária na diocese de Caratinga, contando com a colaboração dos padres e dos leigos. O seminarista Marcondes Ferreira, do 2º ano de teologia, que coordena o Comise, fez a exposição do que é o Conselho Missionário Diocesano. Segundo ele, o Comidi é “espaço e instrumento privilegiado do compromisso missionário da Igreja diocesana, ajudando-a a viver a sua vocação missionária, experimentando e testemunhando essa realidade”.
Ficou definido que o Comidi será coordenado pelo padre Maurílio. Serão os secretários o seminarista Cláudio Geraldo, membro do Comise, e Ellen Cristina dos Santos Bernardo, da Juventude Missionária. As tesoureiras serão a irmã Cleuza Alves Vieira e Viviane Emídia Lopes, da IAM.
Além destes, será solicitado aos superiores dos padres missionários sacramentinos e das irmãs gracianas que nomeiem um religioso para representá-los no Conselho. Sugeriu-se também, para iniciar a articulação do trabalho, a participação de um padre de cada uma das cinco foranias que compõem a diocese.
O Comidi participará no próximo dia 17 de uma reunião em Itabira (MG) para a preparação do 1º Congresso Missionário da Província Eclesiástica de Mariana, que acontecerá de 22 a 24 de abril de 2012. A próxima reunião ficou marcada para 22 de outubro de 2011, no Seminário Diocesano.     
      
Abertas as inscrições para o Simpósio Filosófico-Teológico
Estão abertas as inscrições para o Simpósio Filosófico-Teológico da Faculdade de São Bento (RJ), que acontece entre os dias 4 e 6 de outubro, no Rio de Janeiro.
O Simpósio, cujo tema será "Um papa do nosso tempo - temas seletos do pensamento do Beato João Paulo II", terá seis conferências e a programação pode ser conferida no site http://www.faculdadesaobanto.org.br/, onde também está disponível o formulário de pré-inscrição.
Inscrições presenciais podem ser feitas na própria faculdade que fica na Rua D. Gerardo, 42 / 6º andar - Centro - Rio de Janeiro. Informações pelos telefones: (21) 2206-8281 ou 2206-8310.   
      
Prorrogado o prazo para a consulta virtual sobre Tráfico de Pessoas
O Ministério da Justiça prorrogou até o dia 14 de setembro o processo de consulta virtual para a elaboração do 2º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O plano será concluído até o final do ano com as estratégias, ações e metas para enfrentar o crime no Brasil.
Existem duas formas de participação: por meio do envio de propostas via consulta virtual (www.mj.gov.br/debate) ou realizando plenárias livres com grupos para debater o tema e fazer sugestões para a construção do 2º Plano.
Para participar da consulta, a pessoa deve escolher um dos eixos estratégicos e responder as perguntas orientadoras voltadas para os temas de prevenção ao tráfico, atenção às vítimas e repressão e responsabilização.
Todo o conteúdo postado será avaliado pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), responsável por implementar o 2º Plano, coordenado pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça. As propostas compiladas estarão no site para serem votadas no período entre 15 e 29 de setembro.
Já as plenárias livres podem acontecer em qualquer espaço físico (universidades, escolas, associações de bairro, núcleos e postos de ETP, sede de ONGs, conselhos de classe). O conteúdo das propostas deve ser encaminhado em, no máximo, sete dias para a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) do Ministério da Justiça por mensagem eletrônica para o endereço: consultatrafico@mj.gov.br . A data final para as plenárias livres é 29 de setembro.
O conteúdo final será compilado pelo GTI e se tornará o 2º Plano de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Brasil.    
      
Regional Leste 2 promove a 32ª Assembleia da Pastoral Vocacional
Os coordenadores diocesanos e agentes do Serviço de Animação Vocacional (SAV) do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais)  estão  reunidos  hoje, 9,  na Casa de Retiro São José, em Belo Horizonte (MG) para a 32ª Assembleia Anual da Pastoral Vocacional.
O encontro que segue até domingo, 11, tem por objetivos colaborar para o processo de formação permanente; promover a partilha de experiência no âmbito vocacional, além de eleger a nova coordenação da SAV Leste 2, para o quadriênio 2011-2015.
Com o tema “A comunicação na Animação Vocacional da Juventude”, a 32ª Assembleia Anual da Pastoral Vocacional, pretende se voltar de modo atento para a juventude e para o acompanhamento vocacional de crianças e jovens.
A assessoria do encontro ficará a cargo da presidente do Instituto de Pastoral Vocacional, irmã Clotilde Prates.      
      
Comissão para a Amazônia define estratégias de ação e trabalho para 2012
Pela primeira vez, os novos integrantes da Comissão Episcopal para a Amazônia estão reunidos, dias 8 e 9, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), para fazer uma análise dos trabalhos desenvolvidos, que atualmente são 12, e definir os projetos para o próximo ano.
O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, participou de um breve momento, nesta manhã, agradeceu o empenho dos bispos que compõem a Comissão e enalteceu a importância da mesma para o povo da Amazônia. “Esta Comissão se mostra preocupada com a Amazônia, uma região tão rica e bela de nosso país, mas ao mesmo tempo tão frágil”, disse.
O presidente da Comissão, dom Cláudio Hummes, em conjunto com os outros integrantes, dom Moacyr Grechi (vice-presidente); dom Erwin Krautler (secretário geral); dom Sérgio Castriani e irmã Maria Irene Lopes dos Santos (assessora), ouviram a análise de conjuntura da Amazônia, feita pelo representante da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Daniel Seidel.
“Esta reunião serve para apresentar os trabalhos realizados nos últimos quatro anos, ao novo presidente, dom Cláudio Hummes, e também definir, encaminhar e acompanhar os novos projetos a partir da demanda da Amazônia, sempre à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Queremos também preencher a agenda de 2012, da Comissão, com várias atividades”, explicou a assessora da Comissão, irmã Maria Irene Lopes.
O bispo da prelazia de Tefé (AM), dom Sérgio Castriani, destacou a importância da Amazônia para o Brasil. “A Amazônia é uma região especial que pertence ao povo brasileiro. A presença da Igreja ali é importante e necessária, mas para isso demanda um grande contingente humano e financeiro, por isso precisamos da ajuda das Igrejas do restante do país para suprir a necessidade daquele povo, que tem sede da Palavra. A Amazônia é um desafio missionário da Igreja e do Estado brasileiro”, destacou.      
      
ENDEREÇO      
      
Assessoria de Imprensa da CNBBE-mail: imprensa@cnbb.org.brSite: http://www.cnbb.org.br/
Tel.: (61) 2103-8313Fax: (61) 2103-8303   

Nenhum comentário:

Postar um comentário