sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Noticias da CNBB

REFLEXÃO - Lc 2, 33-35
A presença de Maria junto ao seu Filho no momento do seu suplício mostra para nós a realização da profecia de Simeão: “E quanto a ti, uma espada de dor transpassará a tua alma”. Esta presença também nos mostra a necessidade da nossa presença e da nossa solidariedade junto a todos os que sofrem e que esta presença deve ser muito mais do que estar ao lado fazendo alguma coisa. Ela deve ser também a presença solidária de quem sofre junto, porque temos os mesmos valores, comungamos as mesmas idéias e lutamos pela realização plena dos mesmos projetos.      
NOTÍCIAS
Cruz e Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ, chegam domingo a São Paulo    
Eleito o administrador diocesano de Araçuaí   
Bispo emérito de Araçuaí vai passar por cirurgia delicada     
Missa dos Parlamentares na sede da CNBB       
Semana Teológica estuda Fé e Ciência na diocese de Barra do Piraí/volta Redonda       
Pastoral da AIDS realiza 2ª Capacitação de Agentes Multiplicadores no Regional Norte 2
Diocese de Campina Grande estuda DGAE e se prepara para Assembleia Diocesana de Pastoral      

ACESSE TAMBÉM:
Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia

Cruz e Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ, chegam domingo a São Paulo
Escolhido para sediar a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2013, na cidade do Rio de Janeiro, o Brasil se prepara para receber a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada, que chegarão a São Paulo, às 16h no Campo de Marte. A arquidiocese de São Paulo preparou uma grande festa para acolher os símbolos, que deverão percorrer todas as dioceses do país nestes dois anos que antecedem da JMJ.
Segundo o padre Antônio Ramos Dobrado, um dos coordenadores do evento em São Paulo, mais de 1.200 voluntários foram mobilizados para a festa no domingo. O evento, denominado Bote Fé, começa às 9h e se estende até às 21h. Estão programados shows, reflexões sobre a jornada e testemunhos de peregrinos que participaram da JMJ em Madri, no mês de agosto. Às 16h, os símbolos serão acolhidos festivamente e, em seguida, haverá missa.
O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, destacou que a Cruz é um indicativo de Jesus Cristo para convocar os jovens a se encontrarem com Cristo, e o Ícone de Nossa Senhora é a presença materna da Mãe de Jesus junto aos seguidores de Cristo. “Ao serem acolhidos nas dioceses de todo o país, os dois símbolos ajudarão o povo dessas localidades a tomar consciência da jornada que está sendo preparada”, destacou.
“Quem pensa que a JMJ se inicia em 2013 está enganado. A Jornada começa domingo, com a chegada dos símbolos a São Paulo e com sua longa peregrinação [pelo país], culminando com as celebrações e as festividades no Rio de Janeiro, em 2013”, disse o presidente da Comissão Episcopal Pastoral pela Juventude, dom Eduardo Pinheiro.  “A escolha do Brasil [para sediar a JMJ] é uma clara demonstração do amor e do carinho do Santo Padre para com o nosso país e os jovens brasileiros”, acrescentou.
A peregrinaçãoAté o dia 30 de outubro, os símbolos da JMJ percorrerão as 47 dioceses do Regional Sul 1 da CNBB (estado de São Paulo). Daí os símbolos seguem para o Regional Leste 2 (Espírito Santo e Minas Gerais), onde ficarão durante todo o mês de novembro. No mês seguinte, será a vez do Regional Nordeste 3 (Bahia e de Sergipe). Também está prevista a peregrinação dos símbolos pelas capitais dos países do Cone Sul: Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai), Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai). Ao todo serão 19 meses de peregrinação (veja aqui o roteiro completo da peregrinação no estado de São Paulo e no Brasil).
A cruzUma cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro, durante a Semana Santa de 1983 até a Semana Santa de 1984. O beato papa João Paulo 2º deu essa cruz à juventude, sendo recebida pelos jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. "Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção", disse o papa João Paulo II.
Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo estando presente nas celebrações da Jornada Mundial da Juventude.
O Ícone de Nossa SenhoraEm 2003, na 18ª Jornada Mundial da Juventude, o beato Papa João Paulo II presenteou os jovens com um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz: o Ícone de Nossa Senhora, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.
"Hoje eu confio a vocês o Ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas", disse o papa.
      
Eleito o administrador diocesano de Araçuaí
O Colégio dos Consultores da diocese de Araçuaí (MG) elegeu padre Fabrizzio Clemente Fonseca, administrador  diocesano. A escolha aconteceu no dia 7 de setembro, três dias após o então bispo diocesano, dom Severino Clasen, tomar posse na diocese de Caçador (SC).
Padre Fabrizzio nasceu no dia 28 de novembro de 1971 em Itaobim (MG). Ingressou no Seminário São José de Araçuaí aos 16 anos em 1988. Cursou Teologia na arquidiocese de Diamantina, foi ordenado diácono no dia 27 de julho de 1996 e ordenado sacerdote no dia 1º de fevereiro de 1997.
Nomeado pároco da paróquia Santo Antônio em Itinga e vice-reitor do Seminário diocesano de Araçuaí, permaneceu em Itinga até julho de 2004 e como vice-reitor até dezembro de 2005. Em agosto de 2004 se tornou pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição em Pedra Azul onde está até hoje. Padre Fabrizzio tem licenciatura em História e Filosofia. Assume a diocese nesse período de vacância com a responsabilidade de trabalhar em equipe e continuar administrando a Igreja de Araçuaí.     
      
Bispo emérito de Araçuaí vai passar por cirurgia delicada
O bispo emérito de Araçuaí (MG), dom Crescênzio Rinaldini, 86, mais conhecido por dom Enzo, vai passar por uma delicada cirurgia nos rins, na próxima segunda-feira, 19, às 13h. De acordo com o pároco da paróquia Santo Antônio em Araçuaí, padre Domingos Figueiró Borges, o bispo sofre de câncer de próstata e há pouco mais de um ano passou por uma cirurgia. Após recentes exames, os médicos descobriram que dom Enzo possui um tumor maligno em um dos rins que já afeta a bexiga.
“Com a descoberta os médicos aconselharam dom Enzo a fazer a cirurgia de risco que já foi adiada porque não conseguimos sangue do tipo (A negativo), muito raro para transfusões posteriores”, disse padre Domingos.
O recém escolhido administrador diocesano de Araçuaí, padre Fabrizzio Clemente Fonseca, em nota enviada à assessoria de imprensa da CNBB, relatou o exemplo de pastor que é dom Enzo para a região do Vale do Jequitinhonha. “Dom Enzo é um grande bispo, um profeta no Vale do Jequitinhonha, hoje com 86 anos luta para viver; ele é para nós padres, seminaristas e leigos um exemplo de pastor e pai. Obrigado desde já pelas orações”, escreveu padre Fabrizzio.
BiografiaDom Enzo nasceu no dia 27 de dezembro de 1925 em Gardone, Brescia, Itália. Foi ordenado padre em 26 de junho de 1949, e ordenado bispo em 1982, na sua terra natal. Além dos cursos de filosofia e teologia, o bispo tem láurea em matemática e física pela Universidade de Pávia, Itália. Foi bispo de Araçuaí entre 1982 e 2001. Seu lema episcopal é “Buscamos Nova Terra”.
      
Missa dos Parlamentares na sede da CNBB
A sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolheu na manhã desta quinta-feira, 15, a tradicional Missa dos Parlamentares, que acontece mensalmente na capela Nossa Senhora Aparecida. A celebração contou com a presença 40 pessoas, entre deputados, senadores, assessores parlamentares e colaboradores da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e da CNBB.
O presidente da celebração, padre Ernanne Pinheiro, lembrou que estamos no Mês da Bíblia e ressaltou sua importância para a vida das pessoas e para os momentos de oração. “Lembremos que estamos no mês dedicado à Palavra de Deus, especial para as nossas vidas e para nossas orações”, sublinhou o sacerdote.
A Missa dos Parlamentares é organizada pela CBJP e pela Assessoria Política da CNBB. É celebrada sempre na terceira quinta-feira de cada mês, às 8h.  
      
Semana Teológica estuda Fé e Ciência na diocese de Barra do Piraí/volta Redonda
Termina nesta sexta-feira, 16, a 5ª Semana Teológica do Instituto Diocesano de Teologia Monsenhor Barreto (IDT) da diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda (RJ). O encontro reúne 300 pessoas no Centro Diocesano Cristão (CDFC), de Barra Mansa (RJ), que estudam o tema “Fé e Ciência: realidades opostas?”.
“Este é um momento importante e especial para os alunos e as comunidades eclesiais, porque o estudo da teologia e da ciência é necessário para o desenvolvimento do pensamento e da animação missionária”, disse o bispo emérito, dom João Maria Messi, agradecendo os presentes e convidando-os a animarem mais pessoas para a formação teológica.
“Por Cristo, com Cristo e em Cristo – a Cristologia cósmica de Cl 1, 16 – a busca pela unidade entre ciência e religião”, é o tema de discussão desta quinta-feira, 15, com os alunos do curso de Cristologia do IDT. Amanhã acontece a conferência: “A pastoral em novas perspectivas – a contribuição da Física Quântica”, com os professores Elaine Martins e padre Flávio Alves. Ontem, 13, a discussão abortou o tema “Bíblia e Evolução: o desafio da leitura fundamentalista”, com o teólogo e professor Francisco Orofino.
Em suas colocações, o bispo diocesano, dom Francisco Biasin se referiu às crianças afirmando que seus questionamentos procuram esclarecer dúvidas científicas. Ele também comentou as perguntas feitas por Maria antes de assumir sua missão e Tomé que teve dúvida ao ver o Cristo ressuscitado.
“Os verdadeiros cientistas são as crianças, porque elas fazem perguntas o tempo todo, e indagações inteligentes. Maria, a mãe do Senhor perguntou antes de dizer sim, sua adesão não foi cega. Tomé cheio de dúvidas foi esclarecido por Jesus, que satisfez sua curiosidade após tocar Nele Ressuscitado. Não acreditamos em estórias e fábulas na vida cotidiana, porque a vida é preciosa”, disse dom Francisco.
A teóloga, professora e doutora em teologia, Eva Aparecida Rezende de Moraes, conferenciou sobre a mudança de paradigmas trazida pela Física Quântica. Comentou que a partir de 1920, as descobertas científicas e avanços no estudo das galáxias possibilitaram espaços dialogais entre fé e ciência. “O que é a vida? Não sabemos ainda. É um mistério que a ciência e a teologia explicam de maneiras diferenciais, através da filosofia. Nosso teólogo referencial é Thomas de Aquino”, destacou comentando sobre as galáxias, o universo, a gravidade, o sol e a complementação dos seres vivos no planeta Terra. “O pensamento científico parte do pressuposto de que tudo veio do nada e o conceito de evolução é a capacidade maior de duração do ser vivo”, explicou, lembrando que Deus é a nossa mística, nossa razão de ser.      
      
Pastoral da AIDS realiza 2ª Capacitação de Agentes Multiplicadores no Regional Norte 2
Tem início nesta sexta-feira, 16, e segue até domingo, 18, a 2ª Capacitação de Agentes Multiplicadores da Pastoral da AIDS. A formação aconteceu na sede do Regional Norte 2 da CNBB (Amapá e Pará).
O encontro tem como objetivo incentivar, como Igreja, o cuidado de si e dos outros, humanizando relações e promovendo a vida como bem maior a fim de evitar novas infecções. Além de acompanhar pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS; incentivando a sua autonomia e seu protagonismo, contribuindo no enfrentamento da epidemia.
“Nós queremos seguir o exemplo de Jesus Cristo de defender a vida. Nossa missão é de acolhida e solidariedade, nossa atitude é de quem se compadece e vai ao encontro do irmão com um amor incondicional”, explica a coordenadora da pastoral da AIDS na arquidiocese de Belém (PA), Adalgisa Teixeira.
O evento será destinado aos agentes disponíveis de pastorais afins, tais como: Carcerária, Criança, juventude e Saúde; aos profissionais na área de saúde e/ou educação e aos demais interessados em aprofundar os seus conhecimentos nesta temática.
Na Capacitação serão realizados debates sobre preconceito; apresentação e prevenção ao HIV e DST; ao diagnóstico precoce e do vídeo “História das Políticas Públicas de saúde no Brasil”, dentre outras.
Segundo o coordenador da Pastoral da AIDS no Regional Norte 2, Roberto Reis, “o encontro irá capacitar os agentes de pastorais nas quatro temáticas que trabalham a mística, a espiritualidade, a parte técnica, o diagnóstico precoce e a Incidência Política. O evento aguarda participantes de Abaetetuba, Bragança, Castanhal,  Macapá, onde a pastoral está implantada. Além do Marajó, Ponta de Pedras, Cametá, e outras.
      
Diocese de Campina Grande estuda DGAE e se prepara para Assembleia Diocesana de Pastoral
O clero, coordenadores diocesanos de pastorais, movimentos e serviços, representantes das novas comunidades e das associações religiosas da diocese de Campina Grande (PB) se reuniram nesta terça-feira, 13, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca, para estudar o documento 94 da CNBB, as “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
O assessor do encontro, padre Francisco Evaristo, da diocese de Campina Grande, esclareceu os principais pontos do documento. Convidou os participantes a estudar e aprofundar as Diretrizes. Participou também do encontro o bispo diocesano, dom Jaime Vieira Rocha, que enfatizou o valor do documento.
 “Este documento é muito rico em termos de avaliação e nos leva a refletir sobre o que devemos fazer para termos a certeza de que estamos com coragem, motivados, organizados, convictos e verdadeiramente crentes em Nosso Senhor e empenhados na construção do Seu Reino, caso contrário, vamos nos deixar levar pelo desânimo e pela falta de confiança nas nossas potencialidades enquanto Cristãos”, disse.
Dom Jaime reforçou ainda que a atividade pastoral da diocese deve estar voltada à prática da caridade e da assistência às famílias em todas as suas instâncias.Lembrou alguns pontos discutidos na 46ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), realizada no início de setembro.
O estudo das DGAE foi também um momento de preparação à 31ª Assembleia Pastoral Diocesana, que acontecerá no próximo mês de novembro. Durante o evento será elaborado o Plano Pastoral Diocesano para os próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário