terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mapa de Riscos da Bahia será discutido em encontro da Defesa Civil

Evitar ou reduzir prejuízos à sociedade e ao meio ambiente diante de diversos eventos adversos que estão a ocorrer no Brasil e no mundo. Com esse propósito, a Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (Sedes), trabalha para construir um plano de redução de riscos, dentro da nova política estadual de defesa civil.

Nesta terça-feira (20), a partir das 14h, o órgão promove mais um encontro para discutir a metodologia e a forma de participação de cada entidade e instituição na elaboração do Mapa de Riscos da Bahia. Durante o evento, que será realizado no auditório do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), no bairro de Monte Serrat, em Salvador, também acontece um workshop com o diretor do Centro Universitário de Pesquisas e Ensino sobre Desastres (Ceped), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Antonio Edésio Jangler.
Para elaboração do Mapa de Riscos do Estado da Bahia, a Cordec tem contado com o apoio de instituições públicas, privadas e de ensino, associadas com o tema. Segundo o coordenador do órgão, Salvador Brito, as vantagens que a prevenção de riscos podem trazer para a sociedade e ao meio ambiente têm atraído o interesse de órgãos e instituições que buscam o desenvolvimento em torno do tema.
Brito justifica a preocupação do Governo do Estado com a prevenção por conta das características continentais, do ponto de vista territorial e de diversidade ambiental, o que sujeita efeitos climáticos diferenciados de uma região para outra. “Um estado com dimensão territorial de um país e maior que muitos, a Bahia é cenário de diversidade física, climática, ambiental, cultural e econômica. Sujeito a diversos tipos de riscos quer seja por disposições do ambiente ou probabilidade ou perigo de ocorrência de um evento, deixando comunidades, cidades e economias vulneráveis a prejuízos econômicos, sociais e ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário