quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Apaes da Bahia realizam Olimpíadas em Ilhéus e dão exemplo de integração com inclusão social

Mais de 450 estudantes, representando 30 unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais na Bahia, se preparam para disputar em Ilhéus, sul do estado, a VIII Olimpíada das Apaes, o maior evento esportivo realizado pela instituição no período de três em três anos, cujo principal objetivo é integração com inclusão social. O evento terá como sede principal as instalações do Hotel Resort Cana Brava, em Olivença, entre os dias 24 e 28 de outubro, e será disputado em oito modalidades. Serão 34 provas, cujos vencedores se qualificarão para disputar a etapa nacional da competição, prevista para acontecer em 2012.
Esta será a primeira vez que Ilhéus sediará o evento que envolverá em toda a sua estrutura cerca de 600 profissionais. Participarão das competições, atletas de 12 a 40 anos e, de acordo com a vice-presidente da Federação das Apaes no Estado da Bahia, Maraisa Helena Pereira, o evento poderia ser ainda maior, caso as Apaes do interior pudessem contar com apoio institucional. O estado, ela revela, conta com 86 unidades da instituição, mas a competição em Ilhéus contará com apenas 30. “Ainda há tempo para aumentar a participação. Basta que o empresário procure a Apae de Ilhéus e faça a sua contribuição. Por ser uma entidade privada e beneficente, ele poderá deduzir a sua ajuda no Imposto de Renda”, informa.
A dirigente estadual da Apae informa que Ilhéus foi escolhida para sediar o evento por que a cidade possui uma logística adequada para a acolhida de delegações com deficiência, possuindo o complexo hoteleiro Resort Cana Brava com acomodações acessíveis ao público que necessita de atendimentos especiais. No período de 2006 a 2016, o país vivencia a Década das Américas das Pessoas com Deficiência, cujo lema é Igualdade, Dignidade e Participação. Segundo os últimos números do Censo do IBGE (2000), 14,5% da população brasileira é portadora de algum tipo de deficiência. A maior proporção se encontra no Nordeste, com 16 milhões de pessoas. Somente Salvador tem contabilizadas 240 mil pessoas com deficiência e em todo o Estado da Bahia existem 1 milhão e 300 mil pessoas nesta situação.
Ilhéus – Socorro Diamantares, presidente da Apae de Ilhéus, comemora a iniciativa. A vinda da competição para Ilhéus já mudou a realidade de muitos dos jovens atendidos pela unidade local, revela. A Apae conta com a parceria do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e profissionais do Sesi no treinamento da equipe local. “Será uma festa inesquecível”, garante. A VIII Olimpíada Estadual tem o apoio do Grupo Cana Brava, Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Petrobrás e M21 que, com o evento, reforça a sua atuação em projetos sociais do sul da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário