domingo, 28 de agosto de 2011

Seminário propõe uma reflexão sobre a Ilhéus dos próximos 50 anos


A Prefeitura de Ilhéus, através da Fundação Cultural e da Secretaria de Governo e Ações Estratégicas, promoveu na manhã desta sexta-feira (26), no Teatro Municipal (TMI), o Seminário: Pensar a Ilhéus Amada. Uma das propostas do evento foi estimular os diversos órgãos, entidades e instituições do município, como escolas, associações e clubes de serviço, a darem suas contribuições, visando ampliar, diversificar e enriquecer as comemorações alusivas ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado.


Prestigiado por personalidades ligadas às mais diversas áreas de atuação da sociedade ilheense, o evento foi marcado pela abertura, na galeria do teatro, da Exposição “O Legado da Família Wildberger”. A montagem fotográfica, que poderá ser visitada até meado de setembro, retrata a Ilhéus dos anos 40, com ênfase para a monocultura do cacau. Cedidas por Gilberto e Ricardo Wildberger, as fotos foram recuperadas pelo Goethe-Institut/ICBA, um dos principais parceiros da Fundaci. Na oportunidade, a família suíça, que já foi uma das maiores exportadoras de cacau do país, foi representada por Roberto Wildberger: “Se Ilhéus teve um passado glorioso, com certeza, continua tendo um presente e um futuro bastante promissores”, disse.
O presidente da Fundação Cultural (Fundaci), Maurício Corso, explicou que o seminário nasceu com o objetivo de estimular uma ampla reflexão sobre os últimos 50 anos de Ilhéus, lançando, também, um novo olhar sobre os próximos 50. “E isso, obviamente, utilizando, entre outras possibilidades, a vertente cultural, mais especificamente a obra de Jorge Amado, tão identificada com a história deste município”, enfatizou. Maurício Corso chama atenção para o fato de que, em Ilhéus, as comemorações pelo centenário de nascimento do escritor começaram com o Projeto “99+1”, evento que promoveu uma ampla programação cultural.
Durante o Seminário Pensar a Ilhéus Amada, o presidente da Fundaci, Maurício Corso, e o diretor especial de Inclusão Social e Relações Comunitárias da Secretaria de Governo, Gerson Marques, apresentaram o Programa de Revitalização do Centro de Ilhéus. Dividido em duas etapas, o trabalho promoverá, além de iniciativas culturais, diversas intervenções físicas até junho de 2012. Entre as ações planejadas para a área central da cidade, que estarão retomando o Projeto Shopping a Céu Aberto e a própria valorização do Quarteirão Jorge Amado, destacam-se a realização de uma grande operação de recomposição do pavimento e a substituição do mobiliário urbano, incluindo bancos, lixeiras e vasos de plantas. Também se encontram agendadas a criação de estacionamentos, a troca do piso de passeios e calçadões, a reurbanização da praça do Cristo e a execução de um pacote de melhorias físicas na avenida Dois de Julho.
Outra novidade importante anunciada durante o Seminário: Pensar a Ilhéus Amada foi a capacitação de 120 professores da rede municipal e particular de ensino, prevista para ser ministrada em outubro, na sede da Fundaci, pela Companhia das Letras. O gerente de projetos especial da entidade, Jefferson Zanqui, informou que a idéia é fazer com que os professores capacitados tornem-se agentes multiplicadores da obra do escritor junto aos alunos com vistas ao resgate do universo amadiano. Marcado por uma programação especial, o ponto alto das comemorações alusivas ao centenário de nascimento de Jorge Amado acontecerá no período de 5 a 12 de agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário