terça-feira, 16 de agosto de 2011

Reitoria da Iniversidade Federal do Sul da Bahia será em Itabuna

O anúncio da criação de mais duas novas universidades federais, nove Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet) e dois campi avançados de ensino superior para a Bahia é o destaque do governador Jaques Wagner em seu programa de rádio desta terça (16). "A presidenta Dilma está fazendo justiça com a Bahia, que tinha um número de escolas de nível superior, do governo federal, muito aquém do que a nossa população precisa e muito aquém do que a Bahia merece", enfatiza.

Na mesma edição, o governador reafirma o compromisso do Estado em dotar a Região Metropolitana de Salvador de um modal de mobilidade urbana mais eficiente e mais em conta financeiramente para a população carente. Wagner ainda diz que "se discutiu qual era a maior e melhor alternativa para um transporte de massa" no trecho Aeroporto x Rótula do Abacaxi de tal forma que quem mais depende de transporte coletivo tivesse um serviço eficiente, confortável, rápido e que viabilizasse a linha do metrô que está há 12 anos em construção.
Segundo o governador, a escolha pelo metrô ao longo do trecho da Avenida Paralela baseou-se nos estudos técnicos que apontaram o modal como melhor alternativa para resolver os problemas de trânsito da capital baiana. De acordo com ele, o "ônibus vai continuar existindo, as empresas de ônibus vão continuar existindo porque o metrô não resolve a vida de todo mundo, porque o metrô circula num determinado trecho, podendo até adotar-se BRT a depender das outras vias que nós temos que compor".
Educação - O governador Jaques Wagner participa nesta terça-feira (16), às 11h, em Brasília, do anúncio da expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica. A Bahia será contemplada com duas novas universidades federais e nove Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que serão implantados no país. "Confesso que é uma festa baiana da educação e quero repetir a minha gratidão à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro da Educação, Fernando Hadadd".
Serão anunciadas as universidades do Oeste e do Sul da Bahia. A primeira com sede em Barreiras e campi em Luís Eduardo Magalhães e Bom Jesus da Lapa e, a segunda, com sede em Itabuna e campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Os municípios de Camaçari e Feira de Santana também serão beneficiados com a extensão das universidades federias da Bahia e do Recôncavo, respectivamente.
Já os Institutos Federais na Bahia serão instalados nos municípios de Xique-Xique, Serrinha, Alagoinhas, Brumado, Lauro de Freitas, Juazeiro e Euclides da Cunha. Outros dois ficarão nas regiões do Recôncavo e da Chapada Diamantina, mas ainda sem local definido.
Na última quinta-feira (11), foi inaugurado um campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) na cidade de Senhor do Bonfim. Também foi confirmada, pelo governo federal, a criação da Universidade Federal de Integração Luso-Afrobrasileira (Unilab) na Bahia.
O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom) e veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversapágina do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.

Nenhum comentário:

Postar um comentário