terça-feira, 30 de agosto de 2011

Notícias da CNBB

REFLEXÃO  - Mc 6, 17-29
Todos nós temos dificuldades para viver a radicalidade exigida pelo Evangelho e diversas vezes nos acovardamos diante das ameaças. Uma das maiores ameaças que sofremos hoje, quando procuramos viver o Evangelho, encontra-se no fato de que a sociedade ridiculariza todos aqueles que não fundamentam a sua vida nos valores do mundo. Mas isso também acontecia nos tempos de Jesus, como podemos perceber na narrativa da morte de João Batista e no julgamento do próprio Jesus. Mas nós não podemos ceder aos mecanismos que são usados pelo mundo moderno contra o Evangelho; devemos expor com coerência as verdades da nossa fé.     
NOTÍCIAS       
Encontro de Preparação para o Dia Nacional da Juventude em Tocantins
Nota de pesar pelo falecimento de Dom Bruno Gamberini
Regional Oeste 2 comemora 25 anos de criação com estudos sobre as DGAE
“Catequese com adolescentes”, livro de dom Vilson Dias, é lançado na quinta-feira
Dom Francisco Biasin toma posse da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda
Caridade é tema da 46ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 2
Termina Seminário Nacional das CEBs em Brasília
Morre o arcebispo de Campinas, dom Bruno Gamberini
ACESSE TAMBÉM:
http://www.cnbb.org.br/
www.cnbb.org.br/liturgia  
A Pastoral da Juventude da diocese de Miracema do Tocantins (TO) realizou na cidade de Pequizeiro (TO), nos dia 26 a 28, o encontro de preparação para o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Participaram do encontro 80 jovens das cidades de Bom Jesus, Brasilândia, Goianorte, Guaraí, Itacajá, Miracema, Pedro Afonso, Pequizeiro e Tupirama.
Os trabalhos começaram com a chegada da irmã Maria Andréia, coordenadora da PJ na diocese, que desenvolveu o tema do DNJ 2011, “Juventude e Protagonismo Feminino”.
Os jovens participaram de missa com a comunidade de Pequizeiro em seguida decidiram o roteiro do DNJ que em 2011 acontecerá na cidade de Brasilândia (TO), nos dias 29 e 30 de outubro, os jovens também optaram por realizar no DNJ a tradicional “Caminhada da Paz” com paradas e apresentações dos grupos de jovens da cidade de Pequizeiro e Goianorte (TO) os demais grupos da diocese iram preparar apresentações para a noite cultural. 
       
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB manifesta seu pesar pela morte do arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini, ocorrida na tarde deste domingo, 28 de agosto, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
Neste momento de dor e sofrimento, somos todos, familiares, diocesanos e amigos de Dom Bruno, confortados pela palavra do Cristo que nos garante: “Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá” (Jo 14,25).
Firmados nesta esperança, confiamos que o Pai, “Senhor dos vivos e dos mortos”, dará a este seu filho a alegria de participar, agora, de sua glória como prêmio por todo bem que realizou no exercício fiel de sua vocação presbiteral e episcopal.
Não obstante a tristeza e a saudade que marcarão a ausência de Dom Bruno entre nós, iluminados pela fé e pela esperança, somos levados a agradecer a Deus por ter premiado a Igreja com este pastor tão querido. Seja-lhe permitido, neste momento, contemplar Deus, luz para os justos, e dizer-lhe o lema que a todos ensinou como bispo: “Bendito o nome do Senhor!”
Brasília, 29 de agosto de 2011
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia
Secretário Geral da CNBB       
       
A cidade de Cuiabá (MT) foi palco da Assembleia Anual de Pastoral, nos dias 26 a 28, comemorando ali os 25 anos da criação do Regional Oeste 2 da CNBB (Mato Grosso). Estiveram presentes todos os bispos do Regional, os coordenadores diocesanos de pastoral, padres, religiosos e leigos das dez Circunscrições Eclesiásticas do Regional, além de representantes de Congregações Religiosas, Pastorais, Movimentos e Organismos.
O tema da Assembleia foi sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio 2011-2015. Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo de São Félix do Araguaia e secretário geral da CNBB foi o assessor assembleia. Coube a ele conduzir os estudos através de exposições sobre as Diretrizes.
“A finalidade é que todos conheçamos, assimilemos e acolhamos as Novas Diretrizes, suas conclusões e direcionamentos, bem como nos motivemos e decidamos a aplicá-las nas dioceses, transformando-as em Planos e Projetos Pastorais a serviço da Evangelização”, afirmou o administrador diocesano de Diamantino (MT), padre Reinaldo Braga Júnior.
Como conclusão da Assembleia, os participantes definiram cinco prioridades pastorais e quatro compromissos comuns a serem assumidos nas dez Igrejas do Regional. As prioridades foram: Missionariedade; Palavra de Deus; Iniciação à Vida Cristã; rede de Comunidades e Vida Plena para todos. Os compromissos assumidos foram: Juventude; Família; Povos Indígenas e Ecologia.
       
No próximo dia 1º de setembro, o bispo diocesano de Limeira (SP), dom Vilson Dias de Oliveira, lança o seu livro “Catequese com adolescentes”. O evento aconteceu na catedral Nossa Senhora das Dores, em Limeira, com celebração eucarística de ação de graças pelo 4º ano de ordenação episcopal de dom Vilson.
Sobre o Livro
O livro “Catequese com adolescentes” deverá contribuir com as comunidades de catequistas do Brasil e na formação dos agentes da catequese.
Resultado da tese de mestrado de dom Vilson, o livro “quer chamar a atenção de nossa Igreja para os adolescentes, buscando esclarecer a importância do acompanhamento específico que eles requerem, dada à necessidade de inseri-los em grupos nos quais possam partilhar suas vidas, suas buscas e experiências, adquirir confiança, conhecer e conquistar valores, crescer em “estatura e graça”” (Introdução, pg. 14) e ainda “despertar a atenção para a evangelização dos adolescentes das nossas comunidades católicas”.
Para dom Vilson, “é indispensável envolver os jovens na caminhada catequética das comunidades; engajá-los no diversos trabalhos e serviços para o bem da igreja e da sociedade e despertá-los através desse processo”.
O livro “Catequese com Adolescentes” foi publicado há 15 dias. Mesmo antes de acontecer o lançamento oficial, já foram vendidos mais de mil exemplares.
       
Cerca de 20 mil pessoas acolheram neste domingo, 28, o novo bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda, dom Francisco Biasin. Participaram ainda 20 bispos, centenas de padres, religiosos, autoridades municipais, estaduais e federais.
O bispo emérito, dom João Maria Messi, apresentou dom Francisco à assembleia destacando a necessidade e importância do pastor conforme Jesus, o mestre, que dá a vida por suas ovelhas.
O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, cumprimentou dom João e acolheu dom Francisco, lembrando da comunhão episcopal. O núncio apostólico no Brasil, dom Lourenzo Baldisseri, ressaltou as qualidades de dom Francisco, seu pastoreio e experiência acumulada na diocese de Pesqueira (PE) e a nova missão confiada na nova diocese.
O báculo episcopal foi passado a dom Francisco, por dom Orani.  Na homilia, dom Francisco agradeceu ao Senhor pelo chamado e os desafios do futuro. “Obrigado ao povo de Pesqueira (PE) que não quis chamar de despedida minha transferência para Volta Redonda, mas de Envio. Espero poder contar com todos para continuar a missão do Pai”, disse ressaltando e lembrando com emoção a trajetória de dom Waldyr Calheiros, na época da Ditadura Militar.
Para dom João Maria Messi, a chegada do novo bispo representa uma revitalização natural da Igreja. “Nós fazemos parte como bispos, fiéis e povo de Deus de uma Igreja que se revitaliza constantemente nas suas estruturas e pessoas, e o fato do bispo ter que deixar espaço para outro bispo é algo normal, porque realmente existe a continuidade visível do ministério do bispo e da hierarquia, que deve sempre se renovar, embora até sentimos a mudança, mas faz parte da revitalização! Agradeço ao Senhor por dar-me oportunidade de servi-lo nesta diocese, vou continuar servindo de uma outra maneira na fidelidade”, declarou.
De acordo com dom Orani a sucessão é uma visão importante da Igreja que só traz benefícios. Ele valorizou a chegada do novo bispo, bem como sua experiência anterior de Pesqueira (PE) que será muito rica para a nova missão em Volta Redonda. “É sempre um momento de fé e esperança, de poder ver a sucessão apostólica naturalmente respaldada pelo trabalho que dom João fez até hoje e agora dom Francisco vem continuar. Essa apostolocidade nos garante a continuidade, e isto é o lado belíssimo da Igreja Católica, o de poder suceder. Dom Francisco chega com a experiência do Nordeste e que certamente vai ajudar avançar o Regional Leste 1, na importante tarefa de evangelizar”.
Também cumprimentou dom Francisco, o bispo emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda, dom Waldyr Calheiros. “Já conheço dom Francisco e trabalhamos juntos por 10 anos, ele é uma benção e sua transferência para Volta Redonda confirma e coroa a missão. Acredito que é um homem bem indicado para a Igreja da qual é confiada”, disse o bispo.
“Sinto-me feliz pela recepção calorosa e se o começo da caminhada for assim, percebo que será uma trajetória bonita cheia de alegrias, enfrentando as dificuldades do dia-a-dia em conjunto com todos os padres, leigos e leigas”, declarou dom Francisco.     
       
Sob o tema "Na tríplice missão da Igreja: a Caridade", 21 arquidioceses e dioceses que compõem o Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), estarão reunidas no Convento de Santo Antônio, no município de Lagoa Seca, na Paraíba, para sua 46ª Assembleia Pastoral Regional. O bispo emérito de Catanduva (SP), dom Antônio Celso Queirós, será o assessor do evento, que será realizado de 1 a 4 de setembro.
“A Assembleia Pastoral Regional é a instância mais representativa da vida do Regional Nordeste 2 que, a cada ano, se vê, se questiona e planeja suas atividades, diante dos apelos e desafios da sua missão”, explicou o presidente do Regional Nordeste 2 e bispo de Palmares (PE), dom Genival Saraiva de França.
O bispo falou ainda sobre as expectativas para o evento, que, segundo ele, se beneficia por acontecer sob as luzes das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), traçadas para o quadriênio 2011-2015; e sob os efeitos benéficos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que aconteceu em Madri, Espanha, cuja próxima edição, em 2013, será no Rio de Janeiro. “Temos muito a esperar da 46ª Assembleia Pastoral Regional. Vamos nos preparar, com a oração e o coração, a fim de que os frutos esperados desta Assembleia possam ser colhidos por todos”, afirmou.
A Assembleia reúne bispos, coordenadores regionais e diocesanos de pastorais, superiores maiores de Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica, representantes do presbitério de cada diocese e coordenadores Regionais das Novas Comunidades.       
       
O 2º Seminário Nacional de Assessores de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), realizado no fim de semana, terminou neste domingo, em Brasília. Com o tema, “As CEBs frente aos desafios do mundo contemporâneo”, o evento reuniu cerca de 30 participantes vindos dos regionais Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima) e 2 (Pará e Amapá), Noroeste (Acre, Sul do Amazonas e Roraima), Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) e 2 (Mato Grosso), e Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás e Tocantins) da CNBB.
Para o bispo de Tocantinópolis (TO) e responsável pelas CEBs na CNBB, dom Giovane Pereira de Melo, o seminário se desenvolveu em um momento histórico onde “paralelo a toda esta força de individualismo que estamos vivendo na cultura presente, há uma busca muito grande, um florescer e um despertar por experiências comunitárias. E neste sentido, se retoma com muita força a experiência das Comunidades Eclesiais de Base na Igreja no Brasil”. Além disso, ele relembrou que, às vésperas das comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II, “vivemos um tempo favorável” em relação às CEBs, pois elas são, como afirmou o documento 92 da CNBB, sinal de vitalidade da Igreja e a forma comunitária privilegiada de se viver a fé.
Os participantes se comprometeram a levar para seus Regionais uma articulação de equipes de assessores; uma maior formação sistemática em seus regionais; compromisso como uma “Igreja, comunidade de comunidades”; continuar trabalhando com o povo nas suas realidades concretas, sem perder de vista as lutas pela cidadania e por uma sociedade mais justa diante de tantas ameaças à vida, enfim, continuar a caminhada com ousadia, teimosia e esperança.
Ainda serão organizados mais dois seminários: em outubro na região Nordeste e em novembro com participantes do Sul-Sudeste.
O evento foi promovido pelo Setor CEBs da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, em parceria com o Iser Assessoria, organização que trabalha com agentes de pastoral nos temas da democracia, cidadania e religião.       
       
Morreu na tarde deste domingo, no Hospital Bandeirantes, em São Paulo, o arcebispo de Campinas (SP), dom Bruno Gamberini, 61, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Dom Bruno estava em tratamento desde junho no Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas, tendo sido transferido para São Paulo na madrugada da última sexta-feira, 26.
Um boletim médico divulgado às 13:30h de hoje informava que o quadro clínico do arcebispo era “gravíssimo” e que, por causa do agravamento da função renal, foi necessário iniciar hemodiálise. Às 15h veio o comunicado de sua morte.
Segundo nota divulgada pela arquidiocese, o corpo do arcebispo será velado na Catedral Metropolitana de Campinas. A missa de exéquias será na terça-feira, 30, às 10h, seguida do sepultamento do corpo na cripta da catedral.
Ainda de acordo com a nota, todas as igrejas da arquidiocese deverão rezar missas nos próximos sete dias em memória ao arcebispo.
Biografia
Nascido na cidade de Matão (SP), em 16 de julho de 1950, dom Bruno foi ordenado padre em 1974. Em 1995 foi ordenado bispo para a diocese de Bragança Paulista (SP). Nove anos depois, em 2004, é nomeado arcebispo de Campinas.
No Regional Sul 1 da CNBB (estado de São Paulo), dom Bruno foi  bispo assessor da Pastoral da Criança (1996); bispo presidente do Sub-Regional Campinas (1999-2003); membro do Conselho Pastoral (1999-2003); membro do Conselho Econômico (2003); bispo referencial da Pastoral da Criança (1998-2009); bispo referencial dos Pueri Cantores (2005-2009); membro da Comissão da Basílica e Santuário Nacional de Aparecida (2007-2009).
Seu lema episcopal era “Bendito o nome do Senhor”.
Mais informações no site da arquidiocese:  
       
ENDEREÇO       
       
Assessoria de Imprensa da CNBB
E-mail:
Site:
Tel.: (61) 2103-8313
Fax: (61) 2103-8303    

Nenhum comentário:

Postar um comentário