quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Notícias da CNBB

REFLEXÃO QUARTA-FEIRA - Jo 1, 45-51
Quando André revela que encontrou o Messias a Natanael ou Bartolomeu, palavra que quer dizer "filho do agricultor", a atitude de Natanael foi de dúvida: "De Nazaré, pode sair coisa boa?" No entanto, ele vence a sua desconfiança, atende ao convite que foi feito por André e vai encontrar-se com Jesus. A experiência do encontro pessoal com Jesus faz com que Natanael venha a reconhecer a sua divindade e torne-se seu discípulo pelo resto de sua vida, mostrando-nos com isso que, apesar de todos os nossos problemas, se procurarmos ter retidão de coração e vencer as nossas fraquezas, também faremos a experiência do encontro pessoal com Jesus e também nos tornaremos seus verdadeiros discípulos.
 NOTÍCIAS     
·       Bento XVI destaca o “entusiasmo irreprimível” dos jovens em Madri     
·       Núncio Apostólico participa do Jubileu de Ouro da diocese de Juazeiro 
·       CNBB e Cáritas lançam campanha SOS África     
·       Equipes do SAV/PV do Regional Sul 1 elegem novo coordenador   
·       Começa o curso de atualização do clero de Marília     
·       Simpósio de bioética debate ética em pesquisa com seres vivos 
·       Dom Antônio Possamai faz cirurgia de desobstrução de artéria e segue internado
      
ACESSE TAMBÉM:
·    Notícias: http://www.cnbb.org.br/· 
     Liturgia Diária: www.cnbb.org.br/liturgia
   
Bento XVI destaca o “entusiasmo irreprimível” dos jovens em Madri
O papa Bento XVI se disse feliz em sua volta a Itália depois de passar quatro dias em Madri, Espanha. O papa narrou alguns momentos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para alguns assessores, em sua chegada a Castel Gandolfo.
Bento XVI recordou especialmente o entusiasmo "irreprimível em que os jovens me receberam, principalmente no primeiro dia, na Plaza de Cibeles, e as sua palavras ricas de esperança, um forte desejo de procurar a verdade mas enraizada nela".
O Santo Padre destacou que a Jornada em Madri “foi uma ocasião especial para refletir, discutir, compartilhar experiências bem sucedidas e, todos rezar juntos e renovar seu compromisso com a raiz suas vidas em Cristo".
Cada um dos encontros que o papa participou em Madri, guardou uma lembraça especial. Do Monastério de El Escorial, o papa recordou o seu encontro com a juventude religiosa. "Lembrei da beleza da vocação vivida com fidelidade, e a importância do serviço apostólico e seu testemunho profético. Já o encontro com os professores, que estavam esperando no interior do Basílica do Mosteiro, o papa recordou: "Ele são os verdadeiros formadores das novas gerações, orientando a busca da verdade não só com as palavras, mas também com a vida, sabendo que a verdade é mesmo Cristo".
Sobre a Via Crucis, celebrada na sexta-feira, 19, na Praça de Cibeles, mostrou um pensamento sobre o significado do sofrimento: “A cruz de Cristo dá muito mais do que ela nos exige, dá tudo, porque nos conduz a Deus”.
Seminaristas, jovens com deficiência e voluntários
Atrás deles, três coletivos que mantém uma lembrança especial. Depois do encontro com os seminaristas, Bento XVI expressou seu desejo de que creçam vocações para o sacerdócio. ”Eu tenho certeza que em Madrid o Senhor chamou, para a porta do coração, de muitos jovens a segui-lo generosamente no ministério sacerdotal ou na vida religiosa". O encontro com os jovens enfermos e deficientes, da Fundação San Jose Institute Foundation, recordou como "um grande respeito e amor que todos têm para com todas as pessoas”. O papa também agradeceu aos milhares de voluntários que silenciosamente testemunharam o Evangelho do amor e da vida.
"Intensidade" em Quatro Ventos
Dos atos mais marcantes para o papa, aconteceu no aeródromo de Cuatro Vientos. Na tarde de sábado, 21, durante a Vigília, apontou para uma multidão de jovens, de baixo de chuva e vento, e que em silenciosa adoração de Cristo na Eucaristia, para louvor, ação de graças, orando, pedindo sua ajuda e luz. "No dia seguinte, a missa de encerramento, os jovens manifestaram sua exuberante alegria, celebrando a Palavra do Senhor, para fortalecer sua fé e vida cristã”.
O Santo Padre não queria perder a oportunidade para renovar a sua gratidão para com as autoridades espanholas, instituições, organizações e todos que ofereceram seu apoio e suas orações.
O papa também desejou aos jovens participantes na Jornada Mundial da Juventude em Madrid "trazer ao mundo a alegria do Evangelho com a palavra e uma vida preenchida com obras de caridade.   
      
Núncio Apostólico participa do Jubileu de Ouro da diocese de Juazeiro
O núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, estará na diocese de Juazeiro (BA), no próximo dia 30. A visita acontece por ocasião das comemorações do Jubileu de Ouro (50 anos) da diocese. Dom Lorenzo participará do Novenário de Nossa Senhora das Grotas, na Catedral.
Além do núncio, já foram confirmadas as presenças de vários bispos do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe).  
      
CNBB e Cáritas lançam campanha SOS África
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira deram início à Campanha SOS África de ajuda às vítimas da seca na região nordeste do continente, conhecida como Chifre da África (Somália, Uganda, Etiópia, Quênia, Djibuti e Eritréia).
A região, principalmente a Somália, passa pela seca mais intensa dos últimos 60 anos. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), cerca de 12 milhões de pessoas estão sentindo os efeitos da fome na região.
Ainda segundo os dados, o Chifre da África vem sofrendo nos últimos meses, além da seca, com a fome, conflitos e a alta dos preços dos alimentos. A crise na Somália já matou 30 mil crianças de fome.
Cerca de 400 mil refugiados somalis, quase 5% de toda a população do país, encontram-se acampados em Mogadíscio e áreas ao redor. Aproximadamente 100 mil pessoas chegaram somente em junho e julho, segundo a ONU.
Um novo relatório da Organização Católica para a Solidariedade e ajuda humanitária sublinha que "a cada 11 semanas", dez por cento das crianças somalis com menos de cinco anos "perde a vida".
O ‘Situation report' da Cáritas Somália, enviado à agência Fides, do Vaticano confirmou que "as estruturas de saúde da Somália estão a tentar enfrentar a chegada maciça de deslocados internos que estão a lotar os centros urbanos em busca de assistência".
Para reverter essa situação, você pode contribuir com campanha da CNBB e Cáritas, em favor das vítimas no Chifre da África, através de doações de qualquer valor.
Banco do Brasil: AG. 3475-4, C/C 26.116-5
Caixa Econômica Federal: AG. 1041, OP. 003, C/C 1751-6
Banco Bradesco: AG. 0606-8, C/C 187587-6
*para DOC e TED o CNPJ é: 33.654.419/0001-16
Mais informações: http://www.caritas.org.br/   
      
Equipes do SAV/PV do Regional Sul 1 elegem novo coordenador
No último dia 20, no seminário Beato José de Anchieta, da diocese de Caraguatatuba (SP), em Taubaté (SP), reuniu-se a equipe do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional (SAV/PV) da sub-região de Aparecida (SP).
Sob a coordenação da irmã Manuela Oliveira, coordenadora do SAV/PV do Regional Sul 1 CNBB (São Paulo), e dos representantes do SAV/PV das dioceses de Aparecida, Caraguatatuba, Lorena, São José dos Campos e Taubaté (todas em São Paulo), deu-se início a eleição da nova equipe de coordenação, conforme regimento interno do Regional. Irmã Manuela Oliveira discorreu sobre a história deste Sub-regional e o Mês Vocacional.
A reunião tratou também das funções específicas da Equipe Central do SAV/PV, valorizando sua presença servidora, atuando como verdadeiros despertadores de ânimo vocacional.
Irmã Manuela iniciou as atividades de eleição para o próximo quadriênio de 2012-2015 do SAV/PV deste Sub-regional. Após a apuração dos votos, o escolhido foi o padre Leandro dos Santos, para coordenador da SAV/PV do Regional. Também foram eleitos: padre Lucas (diocese de São José dos Campos) para a função de vice-coordenador, a irmã Ildaci (Franciscana de Nossa Senhora do Amparo - Jacareí) secretária, e o padre Luiz Ernesto (diocese de Caraguatatuba), para tesoureiro.      
      
Começa o curso de atualização do clero de Marília
Acontece, dos dias 23 a 25, o Curso de Atualização do Clero da diocese de Marília (SP). O local escolhido foi o Centro de Convivência da Paróquia de São Pedro de Tupã. Convidado para assessorar esse curso, o padre Luiz Gonzaga, membro da equipe de animação bíblico-catequética da diocese de Santos (SP), iniciou afirmando que está na hora de caminharmos rumo a uma conversão pastoral.
Partindo do Documento de Aparecida, o padre Luiz mostrou que hoje há muitos católicos com identidade fraca e vulnerável. “Diante disso, é preciso colocar as pessoas em contato com Jesus Cristo e convidá-las a segui-lo. Então, o nosso trabalho é levar as pessoas a assumir a iniciação cristã. Isso requer novas atitudes pastorais. Precisamos assumir a conversão pastoral, que passa antes por uma conversão pessoal”, afirmou o assessor.
Para terminar o primeiro dia do curso, o padre Sidney Santos, também assessor do curso, levou os participantes a fazerem o exercício espiritual da leitura orante. Em seguida, houve uma missa presidida pelo bispo de Marília, dom Osvaldo Giuntini. 
      
Simpósio de bioética debate ética em pesquisa com seres vivos
Nos dias 4, 5 e 6 de outubro, acontecerá no auditório da Editora Paulinas, em São Paulo, o Simpósio de Bioética e Ética em Pesquisa com Seres Humanos, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.
O evento é voltado para estudantes e profissionais das áreas de saúde, psicologia, educação, direito, filosofia, sociologia e agentes de pastoral.
Na abertura, no dia 4, haverá o lançamento dos livros “Bioética e pesquisa em seres humanos”, do ex-assessor da Comissão para a Vida e a Família, padre Luiz Antônio Bento, e “Encanto e responsabilidade no cuidado da vida – lidando com questões de ética em situações críticas e de final de vida”, de Luciana Bertachini e Léo Passini.
As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.familiacrista.org.br/ ou por e-mail: familia@paulinas.com.br      
      
Dom Antônio Possamai faz cirurgia de desobstrução de artéria e segue internado
O bispo emérito de Ji-Paraná (RO), dom Antônio Possamai, foi submetido hoje, 23, a uma angioplastia (desobstrução de artérias coronárias), no hospital Incor, em Brasília.
O bispo passa bem, mas segue em observação por alguns dias e deve ter alta médica ainda esta semana.
Dom Antônio Possamai passou mal durante uma reunião, em Brasília, no dia 12, e seguiu internado desde então.  
      
ENDEREÇO      
      
Assessoria de Imprensa da CNBBE-mail: imprensa@cnbb.org.brSite: http://www.cnbb.org.br/
Tel.: (61) 2103-8313Fax: (61) 2103-8303   

Nenhum comentário:

Postar um comentário