terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ilhéus desenvolve projeto direcionado à saúde do homem

O Departamento Atenção Básica da Secretaria da Saúde, através do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf), Centro Sul, está desenvolvendo em Ilhéus o Projeto Saúde do Homem. Um dos desdobramentos deste projeto e pioneiro nesta área é o Projeto Saúde do Homem na Construção Civil. Por meio dessa parceria com uma empresa de construção civil, a Construtora Gráfico, localizada na praia do Sul em Ilhéus, está sendo proporcionado a cerca de 300 homens, funcionários da empresa, o acesso às atividades do projeto.
Os participantes são moradores dos bairros Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II e Nelson Costa. As atividades tiveram início dia 17 agosto, com sessões teóricas e práticas de ginástica laboral, ministradas pela educadora física Ednagila Pinheiro e pela fisioterapeuta Mariana Sepúlvida. Ainda estão programadas atividades sobre Prevenção do Câncer de Próstata, no dia 22 de setembro, com Dr. Edmundo Patury, e nos próximos meses avaliação clínica para todos participantes, com verificação de pressão arterial e glicemia capilar, com encaminhamentos a unidade de saúde e agendamento fixo de consulta, além da avaliação nutricional.
Objetivando expandir o projeto Saúde do Homem a outras localidades, o bairro do Basílio iniciará suas atividades nesta quarta-feira 31 de agosto, na unidade de PSF (Posto de Saúde da Família) do bairro das 8 às 16 horas. A manhã iniciará com a prática de ginástica laboral, com Ednagila Pinheiro. Haverá ainda palestras educativas sobre prevenção de câncer de próstata, com Dr. Antônio Lacrose, e cuidados com os dentes, Dr. Marcelo Mascarenhas. À tarde, haverá as palestras cuidados nutricionais, com a nutricionista Marjorie Bittercourt, o papel do homem, com a psicóloga Terezinha Zélia, e a segunda parte sobre cuidados com os dentes, com a dentista Eulinda Magnavita.
Além das palestras, serão promovidos campeonatos de dominó e dama, com sorteios de brindes. O projeto Saúde do Homem, na comunidade do Basílio, conta com a parceria dos alunos dos cursos Enfermagem e Medicina da Uesc, associação de moradores do bairro, agentes comunitários de saúde e escolas municipais do bairro, que funcionaram como uma ponte de acesso aos pais dos alunos, para que pudessem participar do projeto.
Além de criar mecanismos para melhorar a assistência oferecida a essa população, a meta do projeto é promover uma mudança cultural, fazendo com que os homens possa buscar mais os serviços de saúde. Dentre as situações que mais matam o homem, até os 40 anos, estão as causas externas (violência, agressões e acidentes de trânsito/trabalho). Depois dos 40 anos, em primeiro lugar estão as doenças do coração e em segundo os cânceres, principalmente do aparelho respiratório e da próstata. O padrão de ocorrência de mais mortes de homens do que de mulheres repete-se em todas as regiões. Atualmente os homens vivem 7,6 anos menos que as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário