quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Centro de Ilhéus será beneficiado por um programa de revitalização urbana

O grupo de trabalho escolhido pelo prefeito Newton Lima para gerir o Programa de Revitalização do Centro de Ilhéus concluiu esta semana o planejamento executivo da I e da II etapas do futuro conjunto de intervenções. O programa, que será utilizado para preparar a cidade para o próximo verão, bem como para marcar o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, será apresentado ao chefe do Executivo municipal às 10 horas desta quinta-feira (25), no Palácio Paranaguá.

A primeira etapa do programa, que deverá ser concluída antes do início da próxima temporada de verão, abrange a execução de vários projetos. Com a proposta de se tornar permanente, passando a ser realizado uma vez por mês, o primeiro deles propõe uma limpeza geral no centro da cidade. De acordo com o cronograma definido, a área central de Ilhéus também será beneficiada por uma grande Operação Tapa-Buracos nas ruas, praças e calçadões, bem como com a substituição do mobiliário urbano, incluindo bancos, lixeiras e vasos de plantas.
O conjunto de ações abrange ainda a criação de um estacionamento para 1.200 veículos na avenida Soares Lopes, nas proximidades da Catedral de São Sebastião, o isolamento de todas as transversais dos calçadões do centro visando à implantação de estacionamentos para motos e bicicletas, a reurbanização da praça do Cristo e a execução de um pacote de melhorias físicas na avenida Dois de Julho.
Poluição - Segundo informações do governo municipal, nos próximos dias, ainda no bojo do Programa de Revitalização do Centro de Ilhéus, o prefeito Newton Lima estará assinando um decreto que vai regulamentar a atual legislação ambiental voltada para a questão da poluição visual e sonora. A Prefeitura trabalha com o conceito de ‘valorização da paisagem arquitetônica’ da cidade para proibir outdoors, faixas, carros de som e letreiros comerciais de dimensões exageradas e sem qualquer padronização. A primeira etapa do trabalho será concluída com a montagem de uma grande programação voltada para o verão ilheense 2011/2012.
Já a segunda etapa do Programa de Revitalização do Centro de Ilhéus, que deverá ser iniciada em março e concluída em junho de 2012, será composta prioritariamente por invervenções físicas. Em uma delas, a rede elétrica aérea será transformada em rede elétrica subterrânea. Numa outra ação, haverá a substituição do piso dos passeios e calçadões do centro da cidade, que passarão a obedecer a um modelo padrão e a valorizar ainda mais as questões ligadas à mobilidade urbana.
Por fim, com a proposta de reforçar o processo de humanização da área central, incluindo praça de alimentação, jardins e utilização de obras de arte, o governo promoverá a instalação definitiva de um novo mobiliário urbano. Parte dos recursos necessários para as intervenções, que também integram a retomada do Projeto Shopping a Céu Aberto e a própria valorização do Quarteirão Jorge Amado, virá do governo federal, através do Ministério do Turismo, com contrapartida do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário