terça-feira, 30 de agosto de 2011

Abertura do I Ciclo de Debates Acadêmicos encerrou Projeto “Agosto de Jorge Amado”

O público que prestigiou a noite de abertura do I Ciclo de Debates Acadêmicos, promovido pela Academia de Letras de Ilhéus, na última sexta-feira (26), na sua própria sede, localizada no centro da cidade, curtiu uma palestra bem humorada e marcada por uma visão diferenciada da obra de Jorge Amado. A palestra foi proferida pelo escritor e historiador Araken Vaz Galvão, que abordou, entre outros aspectos, os caminhos tortuosos da civilização cacaueira, passando por personagens revolucionários e por aventuras ligadas ao inesquecível realismo mágico das obras amadianas.

O I Ciclo de Debates Acadêmicos, que representa o pontapé inicial para o Encontro de Academias que acontecerá em março de 2012, integrou o Projeto “Agosto de Jorge Amado”, desenvolvido em parceria com a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). “Foi um evento aberto para todos, incluindo professores, estudantes, acadêmicos, historiadores, agentes culturais e apaixonados em geral pela cultura. Todos foram nossos convidados”, afirma o professor Arléo Barbosa, presidente da Academia.
A Academia de Letras de Ilhéus foi fundada em 14 de março de 1959. Atualmente, encontra-se instalada na rua Antônio Lavigne de Lemos, 39, no centro histórico da cidade. Seu primeiro presidente foi o poeta Abel Pereira, que faleceu em 21 de maio de 2006. Estiveram presentes à abertura do I Ciclo de Debates Acadêmicos, além dos convidados, os acadêmicos Gerson dos Anjos, Hans Schaeppi, Dorival de Freitas, Neide Silveira, André Rosa, Arléo Barbosa, Eliane Sabóia e Pawlo Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário