sexta-feira, 15 de julho de 2011

Supermercados lideram ranking de autuações do Procon

Supermercado em Ilhéus é isso
Nos seis primeiros meses deste ano, o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon-BA), órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), fiscalizou 1.405 estabelecimentos comerciais no estado. Como que ocorreu no ano passado, o setor de supermercados continua liderando o ranking de autuações. Entre as principais irregularidades encontradas pelos fiscais estão a falta de preço nos produtos, preço diferenciado e produtos fora da validade. 
Outros 69 setores foram alvos de operações de fiscalização especiais e atendimento às denúncias de consumidores - postos de combustíveis, lojas de vestuário, lanchonetes, entre outros. O órgão emitiu ao todo, 774 relatórios de visita, que atestam a regularidade do estabelecimento no momento na fiscalização, 515 atos de contratação, que estipulam prazos para irregularidades de pequeno porte a serem corrigidas pelos fornecedores, e 116 autos de infração. 
De acordo com a diretora de fiscalização do Procon/BA, Isabella Barreto, o trabalho dos fiscais também envolve ações educativas, pesquisas comparativas de preço, para ajudar os consumidores na busca pelos produtos mais acessíveis e orientações aos fornecedores sobre as normas previstas no Código de Defesa do Consumidor. Este ano, o órgão também realizou operações especiais e atendeu denúncias em Lauro de Freitas e nos municípios de Ipiaú, Jequié e Ubatã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário