sexta-feira, 22 de julho de 2011

Santa Casa de Itabuna adquire novo Acelerador Linear

A instituição passará a disponibilizar tratamento radioterápico a partir da Radioterapia Conformacional (3D) e IMRT

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna acabou de adquirir um novo acelerador linear para o Serviço de Radioterapia. Com tecnologia IMRT e lâminas MLC-Multleaf, o novo equipamento disponibilizará a chamada Radioterapia de Intensidade Modulada e Radioterapia Conformacional (3D), executadas hoje apenas em grandes centros como Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.

O novo Acelerador Linear adquirido é o Synergy Platform, com duas energias de fótons e seis energias de elétrons. O equipamento adquirido é da marca Elekta, empresa sueca com vasta experiência em fabricação de equipamentos de Radioterapia, Radiodiagnóstico e Neurocirurgia. O pagamento foi financiado em sete anos a partir de contrato assinado com um banco sueco.
Com tecnologia infinitamente superior ao Acelerador Linear em atuação hoje na Santa Casa de Itabuna, o novo equipamento apresenta energia maior que, por sua vez, permite configurações de tratamento com menor toxicidade - ou seja, o efeito colateral ruim ao paciente é menor - devido ao maior alcance de profundidade do feixe de radiação.
“Outro diferencial do novo Acelerador Linear adquirido são as lâminas MLC-Multleaf, que darão maior rapidez e precisão na proteção das estruturas anatômicas que não se queira irradiar. Com as lâminas ganhamos em tempo, na hora de tratar, e segurança no posicionamento do paciente”, destacou o Físico Médico do Serviço de Radioterapia da SCMI, Fernando Cunha.
Benefícios A partir do tratamento realizado com o novo Acelerador Linear, o paciente ganhará maiores chances de cura, pois, com a nova tecnologia, poderão ser aumentadas as doses de tratamento sem comprometer o paciente. Em contrapartida, o novo equipamento também refletirá ganhos para o Serviço de Radioterapia da SCMI.
“A unidade de Radioterapia ganhará com o aumento na demanda de pacientes que antes eram tratados em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, e também com a melhor resposta do paciente ao tratamento, o que significa mais recursos e otimização do Centro de Radioterapia da Santa Casa de Itabuna”, declarou o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, José Renan Moreira.
Alta tecnologiaO novo sistema de planejamento adquirido é o XIO (Elekta), juntamente com Focal. “O paciente é simulado em um equipamento de tomografia e/ou ressonância e as imagens são transmitidas via rede para o Sistema de Planejamento que fará toda a simulação virtual do tratamento”, relatou o físico-médico, Fernando.
Também como parte da tecnologia adquirida, a Santa Casa de Itabuna terá um sistema chamado MOSAIQ, utilizado no gerenciamento de todo o tratamento do paciente admitido no Centro de Radioterapia. “Tudo é feito de maneira digitalizada, desde a consulta, simulação, planejamento e tratamento, diminuindo a chance de erros no processo como um todo”, destacou Fernando.
O próximo mês de novembro é o prazo previsto para entrada em operação do novo Acelerador Linear da SCMI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário