quinta-feira, 28 de julho de 2011

Prefeito recepciona empresários chineses que querem exportar manganês pelo porto

Recepcionado pelo prefeito Newton Lima e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Harildon Machado, empresários chineses conheceram a infraestrutura do porto de Ilhéus. A finalidade é para elaborar diagnóstico visando exportar manganês pelo terminal portuário. Os executivos que representam a Brazil Resources Holding e a Prosperity International Holdings, com sede em Hong Kong, afirmaram que a proposta é fazer a primeira exportação num prazo máximo de três meses.
Na oportunidade, o prefeito elogiou a iniciativa dos empresários chineses em investir no município e iniciar a exportação de cerca de 45 mil toneladas em três meses. E falou sobre o porto sul, que dará impulso à atividade do terminal, ligando o porto de Ilhéus ao centro-oeste do Brasil, passando por diversos pólos produtores de grãos. À missão chinesa, Newton Lima ressaltou que a prefeitura sempre atua como agente facilitador no que tange à vinda de novos investimentos para o município.
O consultor e operador portuário Libério Menezes repassou informações técnicas sobre a infraestrutura portuária e as atividades logísticas. Dentre elas, citou o projeto de expansão do porto a ser executado pelo Governo Federal. Libério Menezes contou que a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) irá investir na dragagem de aprofundamento para 14 metros na ampliação de sua retroárea primária e na implementação de canal de tráfego direto e livre. O investimento visa garantir a atração de novos volumes de cargas.
E com relação à movimentação de cargas no porto, dados coletados pela Codeba mostram que no primeiro trimestre deste ano o porto teve aumento de 95%, comparado ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março de 2010 foram registradas 15.900 toneladas e o mesmo período de 2011 cerca de 30.900 toneladas. A previsão é transportar uma média de 50 mil toneladas/ano de minério de níquel. O porto se destaca na exportação de farelos e grãos de soja, concentrado de níquel, manganês e óxido de magnésio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário