terça-feira, 26 de julho de 2011

Livro discute “Relações de gênero, cuidado e trabalho docente na educação infantil”

Resultado da tese de doutorado em Educação da Professora/Dra. Eronilda Maria Góis de Carvalho, defendida na Universidade Federal da Bahia, é o livro lançado pela Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, “Ralações de gênero, cuidado e trabalho docente na educação infantil. Quem cuida das professoras e dos professores?”. Entre outros pontos da pesquisa são propostas na publicação vias imprescindíveis para a formação dos professores e professoras de crianças pequenas nos cursos de Pedagogia

A autora percorre os tecidos de uma trama costurada durante anos de trabalho e experiência, em casa, na escola, na universidade e na comunidade, abordando as questões de gênero e cuidado nas atividades docentes. Trata-se de um tema de extrema relevância sobre o trabalho docente, e que não tem sido discutido na academia.
A professora observa que “além do olhar das professoras que lidam na Educação Infantil, há diferentes concepções sobre a atuação de homens como docentes das crianças pequenas. Algumas concepções têm embasamento mais próximo da Psicologia, enfatizando que a presença do professor compensaria a ausência dos modelos masculinos na vida de algumas crianças, especialmente daquelas filhas de mães provedoras do domicilio. Há estigmas originários de idéias que compreendem o trabalho com as crianças pequenas como uma profissão eminentemente feminina, porque lida diretamente com os cuidados corporais de meninos e meninas.”
- “Uma vez que, historicamente é como uma continuação da maternidade, os cuidados com o corpo foram e ainda são atributos das mulheres. Talvez por isso, um homem cuidando de meninos e de meninas de pouca idade provoca conflitos, dúvidas, questionamentos e preconceitos. Porém, além de nossas crenças, muitas vezes pré-concebidas, o que de fato sabemos sobre a atuação das professoras e dos raros professores na Educação Infantil.”
A obra está apresentada em cinco capítulos, numa discussão permanente sobre as tensões que surgem sobre o gênero, como categoria de análise, com todos os vieses culturais encravados na nossa sociedade, também é focalizado o cuidado como forma histórica da relação adulto/criança envolvendo uma gama complexa de dimensões de afeto, valores morais, aspectos cognitivos e outros, chamando atenção e, precisamente, situando a relação cuidado/educação como principio indissociável na Educação Infantil

Informações adicionais sobre o livro:
ISBN: 978-85-7455-213-1
Número de páginas: 303
Ano: 2011 (1ª edição)
Editora: EDITUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário