quarta-feira, 13 de julho de 2011

Detran-Ba se prepara para a Semana Nacional de Trânsito

Faltando pouco mais de dois meses para o maior evento nacional do trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) já preparou uma extensa programação para envolver toda a sociedade com temas ligados ao trânsito. A Semana Nacional de Trânsito (SNT), que acontece todo ano entre os dias 18 e 25 de setembro de 2011, terá como tema “Década de Ações de Segurança no Trânsito 2011-2020–Juntos podemos salvar milhões de vidas”. 
Em Salvador, as ações começam no domingo,18 de setembro, com uma caminhada do Cristo ao Farol da Barra, prosseguem nos dias seguintes e se encerram dia 23 do mesmo mês. De acordo com o diretor em exercício do Detran-BA, Maurício Botelho, a programação da SNT sempre é preparada com bastante antecedência. 
“Toda a equipe do Detran-BA vem trabalhando o ano inteiro com o objetivo de multiplicar as ações de prevenção da vida no trânsito. Este ano pretendemos atender mais pessoas e disseminar o assunto por todo o Estado”, afirmou Botelho. 
Reduzir mortes - O lançamento oficial das atividades será realizado no dia 19 de setembro, na área de vistoria do órgão, com a presença de autoridades, estudantes de escolas públicas e particulares (previamente inscritas) e apresentação da Banda Gatos Multicores, que fará um show ao vivo para a criançada todos os dias. Durante a semana, o pátio do Detran-Ba, em Salvador, será palco de diversas atividades lúdicas e educativas ligadas ao trânsito, como teatro e fantoches; haverá ainda, distribuição de brindes e lanches. A garotada também poderá ter acesso ao Centro Interativo, que está sendo amplamente reformado e à mini-pista, que vai ganhar novas placas de sinalização e pintura nas faixas; Também vai está acontecendo seminários com temas ligados ao trânsito em local ainda a ser definido, onde instrutores de auto escolas, agentes de trânsito, pedestres e condutores, e toda a sociedade civil poderão participar das atividades, gratuitamente. A Organização das Nações Unidas (ONU) editou uma Resolução, em fevereiro de 2010, instituindo um período de 10 anos dedicado à segurança no trânsito, iniciado em 11 de maio de 2011 e prossegue até 2020. O desafio é reduzir em 50% os índices de mortos e feridos, por meio de medidas imediatas de prevenção contra a violência no trânsito com a participação de todas as esferas de poder e da efetiva participação da sociedade, principalmente no acompanhamento das ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário