terça-feira, 21 de junho de 2011

Secretaria de Portos faz novas parcerias para empreendimentos europeus do setor

Em recente visita à Espanha, o secretário da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa, firmou importantes parcerias para o setor na Bahia. Ele esteve na Universidade de Alicante, renomada na área de Portos e Costas, onde se reuniu com os diretores da instituição, Luis Aragomés e Jose Miguel Savel, que mostraram interesse em estabelecer parcerias com universidades baianas.

Uma dessas parcerias seria destinada à realização de cursos de Engenharia de Portos e Costas, Tráfico Marítimo e Operações Portuárias. O secretário também visitou a região de Cartagena, que conta com um importante porto e investe no desenvolvimento dos conhecimentos acadêmicos na área portuária, razão pela qual existe uma das mais conceituadas universidades da Europa voltada para o setor - a Universidade Politécnica de Cartagena.
Carlos Costa se reuniu com o vice-reitor de Relações Internacionais da universidade, Ramóns Ruiz Merino, e a chefe da sede internacional, Beatriz Marin. O encontro estabeleceu entendimentos para acordos a serem firmados entre as universidades baianas e a Universidade da Cartagena, nos quais se prevê a troca de conhecimentos nas áreas de engenharia portuária, gestão portuária, canais e técnicas oceânicas.
O acordo faz parte do convênio de Cooperação para o Desenvolvimento de Programas de Formação, Aperfeiçoamento e Atualização de Conhecimentos, destinados a pós-graduados e professores universitários espanhóis e brasileiros, que o Ministério da Educação Brasileiro firmou com o Ministério da Cultura e Esporte da Espanha em 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário