quarta-feira, 29 de junho de 2011

Encerrada a seleção de amostras para Expo Brasil Chocolate 2011

A Comissão Julgadora do Concurso do Cacau Fino e Aromático da Feira e Exposição Internacional do Chocolate – Expo Brasil Chocolate 2011 vai premiar a melhor entre as 18 amostras de amêndoas de cacau de produtores dos estados da Bahia e Pará selecionadas pela Ceplac. As seções de Tecnologia e Engenharia Agrícola (Setea), do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), e Seção de Controle de Qualidade Vegetal da Ceplac, Núcleo Regional de Ilhéus, receberam um total de 36 amostras destes dois estados e do Espírito Santo para classificação.

As amostras de amêndoas secas selecionadas passaram por classificação, análise físico-química e sensorial, prova de corte e contraprova pelos técnicos e pesquisadores da Ceplac para serem indicadas ao concurso da Expo Brasil Chocolate 2011, que reunirá produtores e fabricantes de matéria-prima e expositores nacionais e internacionais da cadeia produtiva do chocolate no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo, capital, entre quinta-feira, 30, e domingo, 3 de julho. Os produtores que tiveram as amostras desclassificadas receberão orientações dos extensionistas e pesquisadores sobre fermentação, para adequações às normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Além de selecionar mostras ao concurso, a Ceplac participará do ciclo de palestras que abordarão temas relativos à qualidade e beneficiamento e mercados do cacau fino e de qualidade, com os pesquisadores do Cepec Almir Martins e Adonias de Castro Virgens Filho. Também terá estande com painéis sobre as fases de produção, colheita, quebra, fermentação, secagem e armazenamento do cacau e distribuirá folheteria, onde destaca que o processo de beneficiamento deve oferecer às indústrias chocolateiras amêndoas de cacau secas, com aroma natural e umidade máxima de oito por cento, livre de impurezas e boa apresentação.
Nos quatro dias de sua realização, o evento terá a visitação de chocolateiros industriais e artesanais, gourmets, proprietários de restaurantes, docerias, confeitarias e padarias, lojistas, atacadistas e distribuidores de produtos, chefs, banqueteiros e confeiteiros, profissionais de saúde e beleza e outros apaixonados por chocolate. Ainda, a participação de representantes de editoras e livrarias, serviços e franquias e indústrias de máquinas e equipamentos no evento promovido pela AM Feiras e Promoções, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através da Ceplac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário