quinta-feira, 2 de junho de 2011

Câmara aprova projetos de Carmelita em defesa da educação de qualidade no sistema público em Ilhéus

Duas importantes iniciativas ligadas à melhoria da educação pública, de autoria da vereadora Carmelita Ângela (PT), de Ilhéus, foram aprovadas pelo plenário da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (31). O Projeto de Lei que cria o Dia de Mobilização Social pela Educação, a ser comemorado em 11 de Agosto, como parte da comemoração ao Dia do Estudante, foi aprovado por unanimidade. O objetivo é que a data contribua para a melhoria da educação no município com campanhas conscientizatórias e trabalhos intersetoriais envolvendo governo, instituições de ensino e parceiros, estimulando a participação das famílias na vida escolar dos estudantes.
Nesta mesma sessão, Carmelita teve também aprovada uma emenda à Lei que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Professores da Educação (Fundeb). A partir de agora, o Conselho terá dois representantes do Poder Executivo, dos quais pelo menos um deverá ser da Secretaria Municipal de Educação. Também foram instituídas as seguintes vagas ao conselho: um representante dos diretores das escolas públicas da educação básica e dois representantes de estudantes da Educação Básica pública, um dos quais indicado pela entidade de estudantes secundaristas.
Investimentos - Durante a sessão, a vereadora também falou sobre sua viagem a Salvador, onde esteve reunida com diretores da Embasa. Carmelita oficializou junto ao Governo da Bahia o pedido de implantação do sistema de abastecimento de água nas comunidades de Banco do Pedro, Castelo Novo e Ponta do Ramo e da rede coletora de esgoto para a Ponta do Ramo, Vila Freitas e o bairro Jardim Savóia, zona norte do município. Durante o encontro, que contou com as presenças dos deputados petistas Fátima Nunes (estadual) e Josias Gomes (federal), a parlamentar também tomou conhecimento de como anda o processo licitatório para a implantação do serviço de abastecimento de água e esgoto da região interiorana de Campinhos, reivindicação feita pelo seu mandato, que está em fase bastante adiantada de estudos e que tem custo estimado em 200 mil reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário