segunda-feira, 9 de maio de 2011

UESC realiza nesta terça-feira o I Workshop de Agroindústria

O I Workshop de Agroindústria da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC será realizado nesta terça-feira a partir das 7h30min. O evento conta como apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Projeto Agroindústria/UESC e do Diretório Acadêmico do Curso de Agronomia.
A programação inclui as palestras “Agroindústria no contexto regional” com o Prof. Jorge Chiapetti; “Programa Agroindústria da UESC” através do Prof. Antonio Fábio R. Figueirêdo (todos doDCAA/UESC). A representante do Banco do Nordeste, Rosalyn Iris Law, vai apresentar as “Linhas de crédito para agroindústrias”; a Profª Ana Paula Uetanabaro (DCB/UESC) vai falar sobre a “Produção de cachaça de qualidade”. O “Processamento artesanal de cacau” será abordado pelos produtores Órson Galvão e Oswaldo Dias. A palestra do Prof Célio Kersul (DCAA/UESC), será sobre “Potencial das frutas para o processamento industrial” 
A “Utilização de resíduos agrícolas para a produção de enzimas de interesse industrial” será tema da Profª Andrea Costa (DCB/UESC) e a Profª Rosane Marina Peralta (UEM-PR), discorre sobre “Propriedades nutracêuticas e aplicações ambientais de fungos ligninolíticos”. “Programas de incentivo à agroindústria familiar – Políticas públicas” será apresentado por um representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Superintendência de Agricultura Familiar. Já “ Programas de controle de qualidade na produção e processamento do cacau” terá como palestrante um representante da indústria Barry-Callebaut e sobre as “Inovações tecnológicas no contexto da agroindústria” o Prof. Gesil Amarante Segundo (UESC) 
Para a comissão organizadora do I Workshop Agroindústria da UESC “a agroindústria apresenta-se como uma alternativa recomendável para os agricultores da região. É uma atividade econômica que se fundamenta na industrialização da produção agrícola própria e ou adquirida de terceiros, com a característica dominante de agregar valor, em um mesmo empreendimento econômico, à exploração agrária e industrial. Como exemplo menciona-se as complementaridades entre produção cacaueira e fabricação do chocolate.” 
O evento tem como objetivo proporcionar um debate técnico-científico entre a academia e a comunidade regional sobre o setor agroindustrial na região sul da Bahia. Constitui um momento de reflexão acerca das atividades desenvolvidas atualmente e as perspectivas e tendências futuras de atuação da UESC no que diz respeito ao setor agroindustrial, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário