segunda-feira, 23 de maio de 2011

Requalificação do aterro do Itariri é debatido durante audiência pública

Promovida pela Prefeitura de Ilhéus e Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa), foi realizada na última sexta-feira (20), no auditório da Justiça Federal, uma audiência pública para debater o projeto de requalificação do aterro sanitário do Itariri, localizado na zona Norte da cidade. O aterro vem sendo alvo de vários investimentos para que atenda as exigências de órgãos ambientais, e, paralelamente, tenha condições de oferecer melhores condições de trabalhado às inúmeras famílias de catadores de resíduos. 
Na audiência, técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) e do Instituto Brasileiro de Apoio aos Municípios (Ibam) apresentaram as novas ações do projeto que estão sendo desenvolvidas, a exemplo da reforma do galpão, para triagem dos resíduos; a aquisição de equipamentos e a fórmula para implementação da coleta seletiva, inicialmente em alguns bairros da cidade. 
O projeto de requalificação do aterro sanitário do Itariri, que também atende ao município de Uruçuca, vem sendo desenvolvido em várias etapas, encontrando-se atualmente nas suas fases de conclusões, ou seja, com todos os itens pendentes solucionados e com a efetivação da coleta seletiva. “De nossa parte, a Prefeitura vem concentrando esforços em cumprir com todas as cláusulas do convênio, pois entendemos a importância dessa mudança para o aterro”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Harildon Machado. 
Da audiência pública, também se fizeram presentes o secretário de Planejamento, Alisson Mendonça; de Assistência Social, Emenson Santos; representante da Secretaria de Serviços Urbanos; o chefe de Gabinete e presidente do Condema, José Nazal Pacheco Soub; o promotor de Justiça, Paulo Eduardo Sampaio (MPE), além de catadores da Coolimpa e do Movimento Nacional de Catadores de Resíduos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário