segunda-feira, 23 de maio de 2011

Professores e alunos da UESC produzem carro elétrico para participar de competição


A universidade baiana será a primeira do Norte-Nordeste a participar da Maratona Universitária de Eficiência Energética 

Dirigir o mais longe possível utilizando a menor quantidade de energia: este é o desafio de um grupo de professores e estudantes do Curso de Engenharia de Produção, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (Ilhéus/Ba) ao se proporem construir um carro movido a eletricidade para concorrer na 8ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, que será realizada nos dias 03 a 06 de agosto, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, na cidade de São Paulo. 
Com este objetivo foi criado o CEL da Bahia (Carro Elétrico da Bahia) para o desenvolvimento do projeto e construção do protótipo de um carro, movido a energia elétrica utilizando apenas uma pequena bateria. Além de ser um veículo de performance, o Cel da Bahia é um projeto educacional que integra valores de desenvolvimento sustentável: respeito pela diversidade social, controle de energia e proteção ambiental, portanto, voltado para o fortalecimento da “consciência social e ambiental”. 
A primeira do Norte/Nordeste 
O professor doutor Celso Fornari Junior explica que “estão sendo utilizados materiais naturais, reutilizáveis e sustentáveis. Um deles é a fibra de côco para compor a carenagem, alumínio no chassi e nas rodas de bicicleta aro 20 polegadas, uma mistura de borracha com a fibra de côco. Segundo o professor, “a UESC está sendo a primeira universidade estadual do Norte- Nordeste a que vai participar dessa Maratona”. 
O CEL da Bahia está sendo projetado usando soluções técnicas baseadas em extensa pesquisa. Os participantes partem do princípio do desafio da economia energética e trabalham com um grande número de parâmetros: mecânica de motores, estrutura, carenagem, aerodinâmica, pneus, técnicas de controle, etc. Este projeto acadêmico encoraja as equipes de trabalho com diferentes conhecimentos sociais e educacionais a trabalharem juntas em um só projeto. Para os estudantes, é uma oportunidade de alargar horizontes e, para alguns, encontrar um novo significado para seus estudos. Mas para todos, é uma experiência em grupo de trabalho multidisciplinar em grupo. 
Uma referência 
Realizada desde 2004, a Maratona Universitária da Eficiência Energética, é uma das maiores competições do mundo voltadas para a pesquisa da eficiência energética veicular, promovida pelo Projeto de Comunicação patrocinada por empresas privadas. 
A equipe 
Da organização fazem parte os professores doutores Jorge Henrique de Oliveira Sales; Celso Carlino Maria Fornari Junior; Luciana Claudia de Paula e Zolacir Trindade de Oliveira Junior. A professora mestra Mayana Brandão dos Santos e o colaborador Klezio Darlain do Espírito Santo Silva. 
Discentes envolvidos são: Alanna Melo, Caio Kunrath, Fabiano Pinto, Fabio Santos, Layza Ohanna, Talles Miranda, Tamilly Evangelista e Lívia Neri, todos do Curso de Engenharia de Produção. 

Informações: 73 9974 7541 celdabahia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário