segunda-feira, 23 de maio de 2011

Os comerciantes e comerciários de Ilhéus sabem como atrair, conquistar e manter clientes?

Bem, os verdadeiros empresários do comércio sabem que para trazer o cliente para dentro da loja não é uma tarefa fácil numa economia globalizada, onde o mercado se torna cada dia mais competitivo, imagine conquistá-lo. 
Sabem que é complicado conquistar um cliente com tantas empresas oferecendo o mesmo produto ou serviço com preços até mais baixos etc. 
“A primeira impressão é a que fica” e não apenas a primeira. Quantas vezes o cliente acostumado a comprar em uma loja se sente maltratado por alguém em uma situação? Então atender bem o cliente é fundamental para conquistá-lo. O que nos conquista mais que ser bem tratados em uma empresa? 
Mas como atender bem se a maioria dos comerciantes, daqui, não se deu conta de que o mundo caminha numa velocidade estonteante. Mudam-se os hábitos, caem às tradições, renovam-se costumes e conceitos. Sem falar nos funcionários, desmotivados, despreparados agindo como se estivessem no inicio do século passado. 
Culpá-los, nem pensar. 
Os comerciários são o reflexo dos seus patrões. 
Penso que para estabelecer a fidelização somente proporcionando ao cliente um bom negócio. Mas, para isso, é preciso satisfazer suas necessidades, e, para satisfazê-las é necessário identificá-las, para lhe oferecer o que mais se adequar a elas. 
No mundo atual todo cliente é único. É só lembrar que ele não precisa mais ir a uma loja e pesquisar sobre um produto na WEB demora apenas alguns minutos. O empresário tradicional não pode esquecer que as transações e-commerce (ou comércio virtual), esta cada vez mais eficiente, seguro, cômodo e com muitas possibilidades para quem compra. 
Creio que um cliente volta a comprar numa loja, porque ele se sentiu bem, à vontade e satisfeito. 
E no comércio de Ilhéus? 
É possível se sentir bem e satisfeito? 
Os comerciários de Ilhéus querem – pelo menos o Sindicato da categoria não esconde – mais um feriado. Feriado em Ilhéus é um estado mental, precisa fechar as lojas sábado, domingo, dia de Santo, Dia da chova, Dia do sol.... 
Mas os patrões também não estão preocupados se as necessidades dos consumidores estão sendo preenchidas. Não querem saber se o serviço a que se propuseram eles, comerciantes e eles, empregados, está sendo cumprido. 
Daí porque o cliente busca tanto outras praças. O Comercio de Itabuna está há pouco mais de alguns centímetros de Ilhéus. 
La, ao contrário daqui, na maioria das lojas, se encontra pessoas ousadas, perspicazes, capazes de encantar o cliente satisfazendo as suas necessidades e oferecendo-lhe opções e possibilidades. 
Enquanto na maioria das lojas de Ilhéus, nem as leis do consumidor, em vigor, são respeitadas. 
Aliás, aqui nada é respeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário