segunda-feira, 23 de maio de 2011

Novo espetáculo do TPI mergulha na estética do movimento Armorial

O espetáculo “O Inspetor Geral”, nova montagem do Teatro Popular de Ilhéus, estreou no último dia 13 de maio, em São Paulo, no Centro de Atividades do SESI Mário Amato. A primeira apresentação lotou a sala do SESI, uma vez que todos os ingressos foram reservados com muita antecedência. 
Nesta peça, o TPI apresenta uma sátira dos últimos acontecimentos políticos de Ilhéus, que foram transportados para Ilha Bela, cidade fictícia do interior nordestino. O novo enredo dá seguimento ao consagrado “Teodorico Majestade”. 
Na trama, Gilton Munheca, vice-prefeito, assume a prefeitura no lugar de Teodorico Majestade. Em pouco tempo ele aprende as "regras" do jogo e se vê atolado nos conchavos e desvios de conduta, lamentavelmente comuns à política. 
Ao lado do vice que se tornou prefeito, surgem três auxiliares mais do que astutos (Pai Didão, Cacau das Treitas e Jorge Paraíba), determinados a fazer de tudo para enganar o inesperado e temido “Inspetor Geral”. O homem desconhecido chegou de repente na cidade e está confortavelmente hospedado na Pensão Vasco. A partir daí, muito dinheiro é distribuído e diversos favores suspeitos são trocados, em nome da manutenção do poder. 
O espetáculo é livremente inspirado na obra do escritor russo Nikolai Gogol (1809 a 1952), misturado com elementos da cultura nordestina, pesquisados no Movimento Armorial, difundido pelo romancista, poeta e dramaturgo, Ariano Suassuna. 
O Movimento Armorial valoriza as manifestações culturais do nordeste brasileiro. A idéia é promover uma cultura erudita a partir da cultura popular, levando em conta diversas formas de expressão artística: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras. 
Com Hermilo Menezes, Tânia Barbosa, Potira Castro, Takaro Vítor, Guilherme Bruno, Ely Izidro, Aldenor Garcia, Rogério Matos e Elielton Cabeça, O Inspetor Geral tem figurinos, adereços e maquiagem de Justino Viana, cenografia de C. Makalé, composições e trilha sonora ao vivo de Elielton Cabeça. A produção é de Elson Rosário. Texto e direção de Romualdo Lisboa. 
O espetáculo tem patrocínio do SESI-SP e ficará em cartaz até o dia 02 de julho, na capital paulista, de quinta a sábado. 
Endereço: Centro de Atividades do SESI “Mário Amato", Rua Deodato Saraiva da Silva, 110, Cidade A. E. Carvalho – São Paulo – SP. 
Horários: às quintas-feiras, às 10h, às sextas-feiras, às 15h e 20h, e aos sábados, às 20h. A entrada é franca. 
Mais informações no endereço: www.sesisp.org.br/carvalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário