terça-feira, 24 de maio de 2011

III Festival do Chocolate da Bahia acontece em Ilhéus, de 6 a 10 de julho

O III Festival do Chocolate da Bahia vai acontecer em Ilhéus, sul do estado, no período de 06 a 10 de Julho, no Centro de Convenções. O festival é o resultado da parceria entre o Instituto Cabruca, Associação dos Produtores de Cacau (APC), Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL) e Costa do Cacau Convention Bureau, Secretarias municipal e estadual do Turismo e M21 Eventos. Em sua terceira edição, o evento pretende consolidar, em cinco dias, uma programação dinâmica para incrementar o fluxo de turistas no período, oferecendo opções de cultura e lazer, reafirmando Ilhéus entre os mais importantes pólos de produção do cacau e do chocolate no Brasil.
Além de visitar a feira, participar de cursos ministrados por mestres chocolateiros, assistir a palestras e fóruns que versam sobre etapas da produção e beneficiamento do fruto, o evento permite que os produtores de cacau e chocolate exponham os seus produtos para venda direta ou fechamento de negócios futuros. Este ano, o festival chega com uma proposta inovadora para a região, realizando concursos nacionais - como melhor chocolate e melhor amêndoa - lançamento de roteiros turísticos, exposição de artes, presença de renomados palestrantes e especialistas internacionais em chocolate, com maior participação de entidades do setor, dentre outras oportunidades.
Além disso, o público poderá apreciar as propostas já executadas na última edição: a Feira do Chocolate, que será extensiva aos segmentos agregados de matéria prima, equipamentos industriais, embalagens, dentre outros derivados, gerando benefícios aos micro e pequenos produtores de cacau e fabricantes de chocolate da região; o Planeta Chocolate, um espaço voltado para o público infantil, com brinquedos, recreadores, atividades lúdico-educativas e comercialização de produtos; e a Jornada do Chocolate, com workshops e oficinas abordando a sustentabilidade, tendências do mercado de chocolate, bem como novidades do setor na programação do Inovacacau, evento que tem o objetivo divulgar as inovações tecnológicas na área. 
A data, definida em comum acordo com as secretarias de Turismo e Agricultura do Estado, já vai preparando a Bahia para receber, em julho de 2012, a 1ª edição do Salão do Chocolate de Paris no Brasil. Segundo o idealizador do projeto, o publicitário Marco Lessa, diretor da M21, empresa que realiza o III Festival do Chocolate da Bahia, o evento tem como grande objetivo o fomento à economia, cultura e turismo, uma vez que trabalhará diversos setores da cadeia produtiva e comercial, movimentando-os em escala local, regional, nacional e internacional. A iniciativa conta ainda com o apoio do Governo da Bahia, Bahiatursa, Prefeitura Municipal de Ilhéus e Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário