segunda-feira, 30 de maio de 2011

Festival traz a Ilhéus uma das maiores “chocólatras” do mundo, especialista em degustação

A francesa Chloe Doutre-Roussel, autora da obra “The Chocolate Connaisseur” e consultora free lance de diversas marcas do produto no mundo é presença confirmada no III Festival de Chocolate da Bahia, que vai acontecer em Ilhéus, sul do estado, de 6 a 10 de julho. Respeitada em todo o circuito chocolateiro – dos produtores de grãos às empresas de marketing – ela participará do ciclo de palestras do evento, que reunirá especialistas, produtores, empresários e admiradores do chocolate. A participação de Chloe em eventos deste gênero no mundo é sempre um show à parte. Ela começou a ficar conhecida em 2003, quando foi contratada como compradora de chocolates pela loja de produtos sofisticados, em Londres. Três mil pessoas disputavam a vaga.
Seu currículo de agrônoma e a atuação em áreas distintas como a L’Oreal e a ONU não a colocavam entre as favoritas. Mas ela tinha paladar apurado, profundo conhecimento técnico. E, além disso, uma passagem profissional importante: tinha sido gerente de produto da confeitaria francesa Ladurée, então sob o comando de Pierre Hermé - que gostava dela a ponto de batizar cinco doces com seu nome. Pegou o emprego. Viajou o mundo comprando chocolates para a grife inglesa por dois anos, mas desde 2007 atua apenas como consultora. Além de especialista, ela é uma chocólatra confessa - do tipo que manda fazer vestidos com bolsos sob medida para carregar barras de chocolate. Detalhe: é magra e tem a pele sem espinhas.
Chloe Doutre-Roussel vai estar em Ilhéus ao lado de outros importantes especialistas e pesquisadores, no “I Inova Cacau”, um workshop sobre inovação tecnológica do cacau e do chocolate na Bahia. O Festival do Chocolate da Bahia é um dos principais eventos da região produtora do cacau, principal matéria prima do chocolate, e busca se consolidar como um dos principais eventos do setor no mundo. É realizado num esforço conjunto de entidades como Secretarias de Turismo do Estado e do Município de Ilhéus, Bahiatursa, Secretaria de Agricultura do Estado, Governo da Bahia, Instituto Cabruca, Associação dos Produtores de Cacau (APC), Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Ceplac, Ministério da Agricultura, BNB, Sebrae e M21 Eventos.
O III Festival de Chocolate da Bahia também integra o calendário turístico de Ilhéus oferecendo opções de cultura e lazer, além de reposicionar o município entre os mais importantes pólos de produção do cacau e do chocolate no Brasil. Além de visitar a feira, participar de cursos ministrados por mestres chocolateiros, assistir a palestras e fóruns que versam sobre etapas da produção e beneficiamento do fruto, o evento permite que os produtores de cacau e chocolate exponham os seus produtos para venda direta ou fechamento de negócios futuros. Este ano, o festival chega com uma proposta inovadora para a região, realizando concursos nacionais - como melhor chocolate e melhor amêndoa - lançamento de roteiros turísticos, exposição de artes, presença de renomados palestrantes e especialistas internacionais em chocolate, com maior participação de entidades do setor, dentre outras oportunidades.
Além disso, o público poderá apreciar as propostas já executadas na última edição: a Feira do Chocolate, que será extensiva aos segmentos agregados de matéria prima, equipamentos industriais, embalagens, dentre outros derivados, gerando benefícios aos micro e pequenos produtores de cacau e fabricantes de chocolate da região; o Planeta Chocolate, um espaço voltado para o público infantil, com brinquedos, recreadores, atividades lúdico-educativas e comercialização de produtos; e a Jornada do Chocolate, com workshops e oficinas abordando a sustentabilidade, tendências do mercado de chocolate.
De acordo com o publicitário Marcos Lessa, da M21, já estão sendo comercializados stands para empresas do segmento e demais setores interessados em participar do evento. Os contatos comerciais devem ser feitos 73 3231-2100 ou na avenida Soares Lopes, 868, Centro/ Ilhéus-BA. A data do III festival do Chocolate da Bahia, definida em comum acordo com as secretarias de Turismo e Agricultura do Estado, já vai preparando a Bahia para receber, em julho de 2012, a 1ª edição do Salão do Chocolate de Paris no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário