terça-feira, 10 de maio de 2011

Cardeal de Aparecida é eleito presidente da CNBB

O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, foi eleito na segunda-feira (9) com 196 votos, o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).Em segundo lugar ficou o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Cardeal Scherer com 75 votos.
Na primeira votação, também receberam votos o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta (14); o arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva; o arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom walmor Oliveira de Azevedo; o bispo de Jundiaí (SP), dom Vicente Costa; o bispo da prelazia de São Felix (MT), dom Leonardo Steiner e o bispo de Cruz Alta (RS), dom Friederich Heimler, com um voto cada.
No segundo escrutínio, receberam votos o arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta (4) e o bispo de Santo André, dom Nelson Westrupp (1).O processo eletivo da CNBB estava entre os temas centrais da Assembleia. Nos último quatro anos (2007-2011), o cargo de presidente da CNBB foi ocupado pelo Cardeal Dom Geraldo Lyrio Rocha.Dom Raymundo foi eleito presidente para o quadriênio (2011-2015). Sobre a eleição, Dom Damasceno disse o seguinte: "Eu sempre digo que nunca me candidatei a nenhum cargo na CNBB. Evidentemente, nós estamos a disposição para servir a Igreja quando os disgnos de Deus se manifestam através de mediações humanas, como é o caso de uma eleição".
Com informações da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário