segunda-feira, 23 de maio de 2011

Associação Comercial: Ilhéus 500 anos

Empresários querem planejar a cidade 

“Associação Comercial: Ilhéus 500 anos”. Esse é o foco da diretoria da instituição com o objetivo de discutir as questões fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Trata-se de uma extensa pauta pontuando, desde a renovação dos objetivos da Associação Comercial de Ilhéus (ACIlhéus), até a construção de uma agenda positiva que garanta o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município.
Presidente da ACIIlhéus
 Nilton Cardoso Cruz

“A Associação Comercial vai completar cem anos. Vamos retomar os ideais dos seus fundadores, precisamos planejar a Ilhéus que queremos. Não podemos esquecer o que fomos nem deixar de olhar e analisar, seriamente, o que somos e onde estamos agora, para decidir e planejar o que queremos ser”. Sentencia o presidente da entidade, Nilton Cardoso Cruz ao lado do vice-presidente da área industrial Libério Menezes Filho.
A modernização
Desde a eleição da atual diretoria, em fevereiro de 2011, os seus membros tem se reunido, quase que diariamente, primeiro com a finalidade de modernizar a gestão da ACIlhéus, melhorar a sua infraestrutura com a intenção de garantir mais e melhores serviços aos seus associados e a sociedade regional. Depois, para pensar o município em todos os seus aspectos e oferecer aos setores competentes sugestões capazes de fortalecerem o tecido econômico e social da cidade.
O primeiro passo é a transformação em Associação Comercial e Industrial (ACIIlhéus) com a reforma do estatuto e a criação de um novo regimento interno, em seguida a construção de um site dinâmico e informativo voltado para o setor empresarial. O envio permanente de relatórios fiscal, contábil e financeiro para todos os associados, reforma e modernização do prédio da sede preparando-o para os cem anos da entidade, que será comemorado em 2012, e a implantação e execução do Programa Capacitar que tem a finalidade de garantir uma gestão ágil e participativa.
Ações prioritárias
Os desafios lançados pela nova diretoria vão além das questões internas. O empresário Nilton Cruz provoca seus diretores e associados ”não podemos nos calar diante das turbulências e da complexidade aparente dos problemas. Somos, todos, administradores e bem sucedidos, então, vamos ajudar a construir uma cidade na qual todos se sintam atraídos pela qualidade de vida oferecida e, sobretudo, as suas perspectivas e possibilidades”.
“Creio que, atentos à vontade e a necessidade da maioria dos ilheenses, o primeiro ponto a ser defendido é a implantação do Complexo Intermodal que trará para Ilhéus, beneficiando toda a região, a construção de uma ferrovia, dois portos (um público e outro privado), Zona de Processamento e Exportação (ZPE), Aeroporto Internacional e a duplicação da BR 415 trecho Ilhéus-Itabuna, e outros acessos. Isso representa empregos que geram desenvolvimento econômico e social.” Assinala o presidente.
“Não vamos esquecer a modernização do Porto Internacional de Ilhéus em equipamentos e infraestrutura, a sua dragagem e aprofundamento dos atuais 10 para 14 metros, execução de obras para implantação de novos piers de atracação, dragagem para retirada de sedimento do lado oposto a área de atracação, recuperação e estabilização das praias do São Miguel e São Domingos no litoral norte como também a retro-áreas de estocagem e outros investimentos igualmente importantes. O Projeto Nova Orla de Ilhéus deve ser implementado com a construção de uma nova ponte ligando o centro da cidade ao Pontal, uma nova pista na Avenida Soares Lopes e a construção de outra ponte ligando a Praia do Marciano ao bairro São Miguel, construção de uma ponte ligando os bairros Teotônio Vilela ao Nelson Costa. A defesa da Santa Casa de Misericórdia e a criação, na Associação Comercial, do Comitê de Desenvolvimento de Ilhéus, precisam estar entre as prioridades dessa diretoria.” Frisa.
Ilhéus 500 anos
Porém, a meta mais ousada é a criação de um grupo para planejar a cidade para os seus 500 anos. “Ilhéus tem 476 anos, daqui a 24 anos vai completar 500 anos de fundação. É preciso ver o que fomos, o que somos agora e a cidade que queremos para o futuro. Não desejamos a descontinuidade, uma total ruptura com o passado, mas precisamos definir as tendências num mundo globalizado cujas transações provocam profundos impactos na vida da sociedade.”
Nisso reside à essência fundamental da Associação Comercial de Ilhéus. Ela é uma instituição contemporânea, precisa manter a sua a visão estratégica e competitiva. A sociedade não pode ficar inerte diante dos desafios. Precisamos defender e consolidar nosso parque industrial de Tecnologia e Informação, atrair novas empresas em todas as áreas da indústria, do comércio e de serviços. Mas precisamos definir que cidade queremos. Finalizam o presidente da ACIlhéus, Nilton Cruz.


Foto 2 –

Nenhum comentário:

Postar um comentário