terça-feira, 24 de maio de 2011

Assembleia da Cáritas Internationalis: 60 anos de trabalho com os excluídos

por: cnbb .“Pobreza zero. Agir Agora”. Este é o tema da Assembleia Geral da Cáritas Internacional que ocorre em Roma, Itália, entre os dias 22 e 27. Mais de 300 delegados de todo o mundo participam do evento onde será eleita a nova presidência do organismo para os próximos quatro anos. Além disso, a Assembleia marcará o início das celebrações dos 60 anos de fundação da entidade.
Padre Evaldo Ferreira e Maria Cristina dos Anjos, diretor tesoureiro e diretora executiva nacional da Cáritas Brasileira, respectivamente, são os representantes do Brasil no encontro.
“Esta assembleia ocorre em um momento importante para a Cáritas mundial. Por um lado estaremos comemorando os 60 anos da nossa presença no mundo e por outro, a partir do novo plano estratégico, estaremos reafirmando coletivamente a nossa grande missão na luta contra a pobreza”, comentou Maria Cristina.
De acordo com a diretora, além de elegerem o novo presidente, o vice-presidente e o tesoureiro e referendarem o novo secretário geral da Cáritas Internationalis, durante a Assembleia também serão definidas as prioridades para os próximos quatro anos, com a aprovação do Plano de Ação da Cáritas Internationalis de 2011 a 2015. “Serão momentos ricos de estudos, reflexões e tomadas de decisões. Como em todas as Assembleias Gerais de Cáritas, a Santa Sé também estará presente”, disse o padre Evaldo Ferreira.
Na abertura, domingo, dia 22, participaram do encontro, o Secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, e o presidente do Pontifício Conselho 'Cor Unum', cardeal Robert Sarah.
Hoje, 23, a assembleia contará com as palestras do presidente do Pontifício Conselho da Justiça e Paz, cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, e do pregador da Casa Pontifícia, frei Raniero Cantalamessa.
Na quarta-feira, dia 25, o Brasil participará do painel que debaterá as experiências da Cáritas nas diferentes regiões do mundo no e de enfrentamento à pobreza.
Na sexta-feira, dia 27, os participantes serão recebidos em audiência pelo papa Bento XVI. “Este será mais um momento de grande expectativa em que será importante receber a mensagem do papa para a Cáritas no mundo”, ressaltou Maria Cristina.
Para o arcebispo de Tegucigalpa, cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga, atual presidente da Cáritas Internationalis, é preciso enfrentar ainda hoje situações de pobreza e emergências humanitárias que aumentam além das mudanças climáticas. "Celebramos, através de nossa fé e ações concretas, 60 anos de respostas ao sofrimento humano num mundo injusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário