terça-feira, 3 de maio de 2011

Alunos empreendedores fazem sucesso na Feira de Negócios realizada em Ilhéus

Jassyane pretende abrir a sua loja
    
Empresário Paulo Ganem
A sexta edição da Feira de Negócios e Oportunidades (Fenopo), realizada no último fim de semana, numa promoção da Faculdade de Ilhéus, revelou o espírito empreendedor dos alunos da instituição que expuseram produtos e serviços nos estandes montados, pela primeira vez, na avenida Soares Lopes, no centro da cidade.
A Fenopo foi aberta oficialmente na quinta-feira, durante solenidade no auditório da Faculdade, com a participação dos professores Almir Milanesi, diretor geral da instituição, Robson Braga, Sandra Milanesi, diretora acadêmica, Elifaz Pereira Anunciação, coordenador do curso de Ciências Contábeis, e Adriana Lopes, coordenadora do curso de Nutrição, além do presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Nilton Cruz, e o gerente da Caixa Econômica Federal, Sêneca Fernandes.
A feira montada na avenida Soares Lopes teve a participação recorde de 30 estandes. Segundo o professor Almir Milanesi, a inovação em levar a feira para o centro da cidade é uma forma de aproximá-la ainda mais da sociedade, “compartilhar com a comunidade os conhecimentos construídos no meio acadêmico e suprir as demandas de mercado da região. 
O coordenador do evento, professor José Amarildo Morett, destaca que a Fenopo representa um espaço onde alunos empreendedores têm a oportunidade de mostrar seu produto, ideias e projetos. “Por se tratar de uma feira feita pelos alunos, a Fenopo tem a finalidade de consolidar a cultura empreendedora da Faculdade de Ilhéus, facilitando a aplicação dos conceitos e teorias aprendidos em sala de aula, e desenvolvendo nos alunos as habilidades e competências requeridas para o mundo do trabalho e dos negócios.” 
Produtos – Entre os expositores da feira, a aluna de Ciências Contábeis, Jessiany Morais Friso, mostrou bijuterias e semijoias no estande Criativa. “Achei a Feira ótima e depois dela, já vimos a possibilidade de abrir um ponto”. Já Michel Garcia, sócio do agrônomo Cristiano, do curso de Direito, expôs o estande Casa do Jardineiro para divulgar a marca, e afirmou que foi uma oportunidade de realizar bons negócios. 
Uma das novidades da Fenopo foi a Ecolimp, de Alvaro Rafael Malta, do terceiro semestre de Administração, que apresentou a técnica de lavagem a seco de automóveis, utilizando flanela de microfibra e cera de carnaúba. “Fazemos a lavagem completa da carroceria, hidratação de bancos de couro, higienização, utilizando métodos ecologicamente corretos, e ainda atendemos a domicílio”, acrescentou. 
Fabiane Oliveira, também aluna de Administração, apresentou o seu projeto de beneficiamento de frutas, desenvolvido há oito meses. “Estava buscando alguma coisa para montar e observando o esperdício de frutas na região, montei o projeto Select Fruit. Num pequeno sítio da família fazemos a estocagem de frutas selecionadas em polpas, que mantém o sabor para geleias e doces”, disse. 
O empresário Paulo Ganem, do ramo de móveis residenciais, cursa Direito e aproveitou a feira para mostrar os móveis da Modalle, em alumínio e fibra sintética para áreas externas. O também empresário Norberto Pinto da Silva, incentivado pelo curso profissionalizante oferecido na Faculdade, ingressou no curso de Administração e participou da feira com a marca Cloros, que comercializa detergentes, amaciantes, desinfetantes, sabão geleia e produtos de limpeza em geral. “Estou aqui divulgando os meus produtos. Na Faculdade de Ilhéus, aprendo ferramentas para aplicar na administração da minha empresa.” 
Saúde – Por sua vez, os estudantes de Enfermagem realizaram, sob a supervisão dos professores Sônia Melo, Henrique Lanza, Roberta Marques e Mitchelangelo Catai, testes de tipagem sanguínea, glicemia capilar e aferição de pressão arterial em visitantes da feira, além de trabalharem também no espaço cedido para a campanha nacional de vacinação contra a gripe, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município. 
A VI Fenopo contou com o patrocínio da Vip Segurança Eletrônica, Caixa Econômica Federal, RCM Propaganda, Gabriela FM, Solar Toldos, Gráfica Mesquita, Bahia Mineração, Banco do Nordeste, Prefeitura de Ilhéus, Móveis São Jorge, Jardim Atlântico Beach Resort. Ao final, o professor Morett afirmou que “o grande sonho está começando a se tornar realidade: é que essa feira torne-se a Feira de Negócios e Oportunidades de Ilhéus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário