sexta-feira, 29 de abril de 2011

Seagri lança Campanha Contra Aftosa na Bahia em 2011

“Pra valer a vacinação tem que ter declaração”. Esse é o slogan da primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa 2011, que será lançada nesta sexta-feira, (29), às 17h30, pela Secretaria da Agricultura, através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), no Parque de Exposições de Irecê.
Até o dia 31 de maio todos os pecuaristas devem vacinar seu rebanho e declarar a vacinação nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) estrategicamente localizados nos municípios baianos. Na última etapa da campanha, em novembro do ano passado, o índice de imunização dos animais alcançou 97,93%, registrando um número recorde de vacinação do rebanho baiano estimado em cerca de 10,5 milhões de cabeças.
Com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a Bahia vem, gradativamente, ampliando os índices de vacinação, ressaltando ainda o esforço dos pecuaristas pela defesa agropecuária. “Os números mostram um trabalho sério e em conjunto entre os diversos parceiros dos setores público e privado, no sentido de oferecer as ferramentas necessárias à sustentabilidade da pecuária na Bahia”, salienta o Secretário da Agricultura, Eduardo Salles.

A Bahia é detentora do maior rebanho bovino da região Nordeste e tem apresentado, nos últimos anos, uma estabilidade sanitária referenciada nacionalmente, demonstrando o fortalecimento da defesa agropecuária baiana. Diante desse cenário, o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres ressalta que “os resultados de excelência para a erradicação da aftosa atestam não apenas o comprometimento dos pecuaristas, mas também a vontade do setor em inserir os requisitos de defesa sanitária animal na pecuária, com o objetivo de unificar o comércio e a produção pecuária no Estado”, esclarece Torres, lembrando o percentual de 97,12% de vacinação alcançada na atual Zona de Proteção da Bahia, que compreende os municípios de Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Campo Alegre de Lourdes, Remanso, Casa Nova, Buritirama, Pilão Arcado e Mansidão.
Para o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, o criador já entende as atividades de defesa como suporte e passaporte para o sucesso da agropecuária. “Por isso, a grande maioria deles assume suas responsabilidades, vacinando seus animais e declarando a vacinação, dentro dos prazos estabelecidos pela Adab”, lembra o diretor.
O presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), João Martins, também apóia as atividades da Adab e ressalta que a Secretaria da Agricultura, através da Adab, vem cumprindo com o seu papel em suporte ao Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNFA). “Os resultados refletem a qualidade da agropecuária baiana, a parceria com as entidades ligadas ao setor e a competência das ações que a defesa sanitária na Bahia é capaz de realizar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário