sexta-feira, 1 de abril de 2011

Saúde promove ações contra a dengue em Ilhéus

O Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia prossegue com uma nova etapa neste mês de abril. Através da iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o apoio da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e Secretarias Municipais de Saúde, esta nova etapa consiste em uma programação de grandes faxinaços contra a dengue, que será realizado em dez municípios baianos dando continuidade ao Projeto de Mobilização.
Em Ilhéus, um grande faxinaço será realizado na próxima quarta-feira (6), no Alto do Coqueiro, Malhado. As atividades englobam recolhimento de lixo e entulhos, visitas aos domicílios, orientação educativa quanto às medidas contra a proliferação do Aedes aegypti, eliminação dos criadouros, panfletagem e certificação de estabelecimentos parceiros. O objetivo é sensibilizar o cidadão quanto à importância da organização e da mobilização comunitária, e incentivar os outros bairros participantes a também ter iniciativas como essa.
Participarão destas atividades equipes técnicas da Sesab, da Flem, das secretarias municipais da Saúde (vigilância sanitária, agentes de endemias e comunitários), Educação, Desenvolvimento Urbano, empresa de limpeza pública, e moradores do bairro. Em Ilhéus, o Projeto de Mobilização Social atua em 10 bairros, selecionados pelos altos índices de infestação e a quantidade de casos notificados de dengue. São eles: os Altos do Coqueiro, do Carvalho, da Boa Vontade e da Soledade, além dos bairros do Basílio, Fundão, Teotônio Vilela, Novo Vilela, Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória.
Iniciado em julho de 2010, o projeto já cumpriu as etapas de preparação, de formalização institucional (com assinatura de termo de adesão entre Estado e Municípios), de capacitação dos coordenadores municipais, de sensibilização de parceiros, de visita aos bairros, de capacitação de agentes de controle de endemias em todos os municípios participantes e capacitação de articuladores, que são moradores dos bairros com maiores índices de infestação, voluntários do projeto.
Números e Ações- Segundo os últimos dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica do município, de 1º de janeiro até o dia 31 de março foram registrados no município de Ilhéus 289 casos de dengue. Neste mesmo período, foram notificados seis casos de dengue hemorrágica, forma mais grave da doença. Os bairros ilheenses que tiveram um maior número de notificações foram o Malhado, com 43 casos; Nelson Costa, com 40 casos; e o Ilhéus II, que contabilizou um total de 23 casos.
Segundo a diretora do departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia, o bairro Ilhéus II apresentou uma concentração elevada de casos de dengue para o tamanho territorial. Devido a isto, a Secretaria da Saúde estará intensificando o bloqueio de transmissão com o fumacê costal no bairro Ilhéus II. Neste sábado (2), também será realizado no Ilhéus II um mutirão no trabalho de campo envolvendo os supervisores e alguns agentes de endemias, para identificar os focos geradores e realizar assim o tratamento focal. Além disso, outras ações de prevenção e educação estão sendo desenvolvidas. Diversos cartazes já foram distribuídos aos líderes comunitários de bairros do município para colagem em lugares estratégicos. Além disso, uma equipe da secretaria da saúde visita as casas com focos positivos para o trabalho de educacional.
O departamento de Vigilância à Saúde realiza também o monitoramento semanal da dengue, recolhendo todas as notificações de casos apresentados nos hospitais e unidades de saúde do município. Além disso, há o trabalho de bloqueio ao foco através do fumacê costal, que são aplicados nas proximidades das residências que possuem os casos notificados. Assim, os profissionais deste departamento salientam a importância do paciente disponibilizar corretamente seu endereço nas unidades e hospitais, para que posteriormente este trabalho possa ser realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário