segunda-feira, 25 de abril de 2011

Saúde inicia Campanha de Vacinação Contra Gripe


De 25 de abril a 13 de maio próximo, começa a Campanha de Vacinação Contra Gripe em todo o Brasil. O público-alvo são as pessoas maiores de 60 anos e povos indígenas. Este ano foram incluídos ainda os trabalhadores da área da Saúde, gestantes e crianças de seis meses aos dois anos de idade, e todos poderão ser imunizados contra o vírus. As crianças serão vacinadas em duas etapas. Na primeira ida ao posto de vacinação, receberão meia dose. Um mês depois, devem retornar para receberem a segunda dose.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar cerca de 24 milhões de pessoas, minimizando as mortes e a propagação de doenças do aparelho respiratório. A composição da vacina proporcionará proteção contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1). Em Ilhéus, a vacinação acontecerá em postos de saúde da família e unidades de saúde em todas as zonas da cidade.
O ponto alto da campanha em todo o território nacional será no próximo sábado (30). Nesta data em Ilhéus, além dos postos fixos, serão colocados à disposição da população diversos postos volantes em vários pontos da cidade, que estarão realizando a vacinação das 7 às 17 horas. É importante lembrar que as pessoas devem levar aos postos o cartão de vacinação. A vacina é contraindicada para aqueles que são alérgicos à proteína do ovo.
Medidas simples de prevenção podem ser adotadas contra a gripe, como alguns cuidados básicos de higiene. Lavar bem as mãos e com frequência com água e sabão; evitar tocar olhos, boca e nariz após contatos com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal; cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar, são alguns desses exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário