segunda-feira, 18 de abril de 2011

Relato dos 90 dias da nova gestão do Abrigo São Vicente de Paulo

A atual presidente do Abrigo São Vicente de Paulo de Ilhéus, Marileide Souza, primeira mulher a presidir a instituição, reuniu a diretoria, esta semana, para apresentar o relatório de atividades relativo aos primeiros 90 dias de gestão, em que diversas ações foram empreendidas para garantir a qualidade de assistência aos quase 100 idosos acolhidos na casa. Segundo disse, essas reuniões serão mantidas a fim de garantir a transparência das ações na entidade, que tem enfrentado sérias dificuldades financeiras, mas vem obtendo o apoio da comunidade no encaminhamento das soluções.

Souza informou que entre os esforços para equilibrar as despesas do Abrigo foram reduzidos os valores da folha de pagamento, da conta telefônica, do serviço de vigilância e segurança e do seguro do carro. Ressaltou o retorno do serviço médico especializado de geriatria e o apoio do prefeito e do vice, Newton Lima e Mário Alexandre, e da deputada estadual Ângela Sousa, que têm auxiliado na garantia do serviço de abastecimento d’água e de energia elétrica, além do fornecimento de leite através da secretaria de Assistência Social. O Município também atendeu à reivindicação da diretoria colaborando, através da secretaria de Saúde, nos serviços de enfermagem, fisioterapia e de assistência psicológica aos idosos. O odontomóvel passará a prestar atendimento no local uma vez ao mês.
Por outro lado, destacou a mobilização para resgatar e ampliar a ação dos voluntários que haviam se distanciado da instituição, sendo possível, nesse período, a realização de diversas campanhas, a exemplo da arrecadação de fraldas geriátricas, de material de limpeza pessoal e de ambiente, e de confecções e utensílios para a feira de cacarecos, realizada em parceria com o Lions Clube Ilhéus-Centro. A instituição também conta com o auxilio jurídico voluntário dos advogados Luiz Carlos Nascimento, Luciano Oliveira e Lorena Simões, e já solicitou à Defensoria Pública apoio para regularização civil de alguns idosos.
Além disso, iniciativas foram tomadas para a renegociação da dívida com o INSS de gestões anteriores, mantendo em dia os pagamentos atuais; e os contratos dos imóveis doados estão sendo reavaliados. A presidente Marileide Souza disse ainda que estão sendo resgatados os convênios com a Care do Brasil, para doação de alimentos, e com a Coofasulba, para doação de frutas e legumes, e que firmou convênio com o Cadhi para proporcionar entretenimento aos idosos e com a Faculdade de Ilhéus, que fará programas de estágio dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Nutrição, Direito e Enfermagem.
Outras providências citadas foram o recolhimento do lixo hospitalar que se encontrava na casa desde outubro do ano passado, consertos hidráulicos e da máquina de lavar roupa, reforma da sala de arquivo, a continuidade do projeto TOPA – Todos pela Alfabetização, implantação de planilha de controle de doações em dinheiro, alimentos e roupas, e de carnês para diminuir custos e facilitar a arrecadação das doações mensais dos sócios-contribuintes do abrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário