quarta-feira, 20 de abril de 2011

Projeto prepara adolescentes para o vestibular

Um novo projeto de extensão na Faculdade de Ilhéus está iniciando o preparo de adolescentes - filhos de alunos, professores e funcionários da instituição – com foco no futuro vestibular. Nesse início, o projeto já reúne cerca de 30 jovens, divididos em duas turmas, uma com estudantes das quinta e sexta séries e outra das sétima e oitava séries do Fundamenal, que realizam atividades aos sábados, envolvendo leitura, produção e interpretação de textos e conceitos matemáticos através de jogos, dinâmicas e questões de raciocínio lógico. 
Segundo a professora Silvia Reis, coordenadora do projeto “Em busca do meu espaço”, a proposta não exige um rigor pedagógico, mas existe um comprometimento. As crianças não são obrigadas a participarem, mas aqueles que se interessam devem cumprir suas atividades. “A gente precisa mostrar para os meninos e meninas que o tempo de escola não é só o horário da aula”, diz Silvia. 
Conforme o diretor da Faculdade, professor Almir Milanesi, a ideia é prepará-los de forma diferenciada, dando maior amplitude do processo escolar e da própria aprendizagem. Nesse sentido, os estudantes conversam sobre as avaliações feitas na sua escola, interagem com alunos de diversos estabelecimentos de ensino, públicos e privados, favorecendo a troca de experiências e ideias. 
A professora Silvia Reis informa que o interesse pelo projeto vem crescendo bastante, mas alerta que as turmas são limitadas. Segundo ela, uma das vantagens é que os estudantes participam do projeto em uma faculdade e se familiarizam com o ambiente, além de terem a oportunidade de utilizarem os laboratórios da instituição. Nesta primeira etapa, as questões matemáticas são trabalhadas pela professora Tereza Cristina Magalhães Mollon (Teca) e as de língua portuguesa pelas professoras Elaine Coutinho e Flávia Briglia

Nenhum comentário:

Postar um comentário