terça-feira, 26 de abril de 2011

Nildemar Andrade: A Renuncia

Minha trajetória.
Como cidadão cônscio dos meus deveres e obrigações, e em respeito às pessoas de bem que prezo e respeito,  venho em público da uma satisfação as diversas comunidades por onde passei e convivir ao longo desses vinte e oito anos a serviço desta Igreja Particular de Ilhéus, dos quais vinte e dois anos no exercício ministerial. Infelizmente, convivemos com pessoas menos esclarecidas que se alimentam dessas conversas pagas pelas “comadres” dos becos sem saída. Desconheço todo esse tipo de comentário vazio e sem lógica. Pessoas deste nível não merecem credibilidade da sociedade. O interessante é que já mais fui procurado para esclarecimentos desses fatos. Qual é o interesse e desejo desse suposto “jornalista sencasionalista e demagogo, que está altamente equivocado e desinformado causando prejuízos a muita gente utilizando-se do meio de informação, com único intuito de vender matéria, mas que custo?
É preciso acionar os meios competentes para evitarmos essas situações desagradáveis. Minha vida continua sendo um livro aberto. “Sou o que sou.” E não mim fiz sacerdote para me esconder atrás dos altares e muito menos extorquir Paróquias. Por onde passei em todas as paróquias e na coordenação econômica desta diocese por mais de (07) anos, realizei investimentos. Os fatos por si só comprovam minha seriedade. O fato citado é  antigo de 2007 e já foi apurado a muito tempo. Que se trata de um valor  que transferir para a conta paroquial, pois a referida paróquia e algumas capelas estavam passando por reformas e tínhamos que pagar a mão de obra e materiais de construção. Esta prestação foi feita e conferida pela equipe diocesana quando  esteve em  Ipiaú naquela época,o que por sua vez não me foi apontado irregularidades orçamentárias.
Sou Sacerdote por convicção e vocação. "Sei em quem acreditei." Por onde passei semeie o respeito, a fé, a seriedade moral e pastoral. Por todos os lugares por onde passei realizei grandes construções e reformas nas Igrejas, casas, salões etc. É bom lembrar aos de memória fraca citando os lugares: Aurelino Leal(Casa Paroquial) Ilheus: Barra de Itaipe (Igreja Matriz e Casa Paroquial) . Iguape (Igreja Matriz,Casa Paroquial, Centro de Pastoral, Aquisição de dois sítios para a diocese (hoje o novo céu e uma escola creche no Novo Ilhéus) Sambaituba ( Aquisição de terreno e construção da casa das religiosas).Ribeira das Pedras: Aquisição de um terreno e Construção da Igreja de Sto. Expedito. Novo Ilhéus: Aquisição do terreno e construção da Igreja N.Sra. Aparecida.Na Cúria Diocesana-Função Ecônomo de 1998 a 2007 Construir o novo prédio,organizei a economia,a situação jurídica, Contábil, patrimonial  e a aquisição da atual residência Episcopal. Catedral: Reforma total do telhado e o resgate e credibilidade dos fieis (Missa da Misericórdia) e várias ações sociais juntamente com a Pia Stº. Antonio, programa diário no rádio e transmissões das missas. Ipiaú: Reforma interna da  Igreja de São Roque,Casa Paroquial e algumas capelas. Barro Preto: Pintura nas Igrejas e Casa Paroquial. Ubaitaba: Criação de um albergue e restauração de objetos litúrgicos e pintura da Igreja matriz
Se eu tivesse subtraído o citado  valor eu estaria por ai  ostentando vaidades e adquirido patrimônio pessoal,como (casas, apartamentos, fazendas e carros novos ) Uma noticia descabida como essa só na cabeça de pessoas desequilibradas para pensarem assim. Tenho minhas mãos limpas, coração puro e cabeça erguida. Isso incomoda muita gente. Vale apenas ressaltar que hoje dependo das pessoas simples e humildes para sobreviver e principalmente da minha família. Mas estou muito feliz e consciente. Já mais me utilizei do púlpito da Igreja para denegrir a moral de quem quer que seja. Sou Pastor e não mercenário. A grandeza da minha família é pautada na honestidade onde fui educado. Diante deste exposto aproveito para pedir desculpas aquelas pessoas se por acaso eu magoei, as não lhe suprir expectativa. Apesar de todo esse preparo sou humano.Mas a verdade precisava ser dita. A “verdade vos libertarás”. Deus fará justiça.
Quanto  a questão  SUSPENSÃO ,  É um instrumental normal que a  Igreja Católica aplica sobre os seus "súditos" em relação algumas advertências ou para aqueles  que pedem RENUNCIA DO ESTADO CLERICAL ( No meu caso) Este documento  se faz necessário e deve anteceder Canonicamente o meu pedido oficial  de Renúncia que será encaminhado ao Sumo Pontífice através do Bispo Diocesano.  Este projeto  eu já vinha  pensando à mais de um ano. Aproveitei a questão do ano sábatico e antecipei a referida Renúncia. De fato para quem não conhece as normas da Igreja, o documento tem caráter  de radicalidade e exagerismo. Não é meu papel discutir essa questão de mérito e sim  deixar as pessoas informadas a sobre minha renúncia.
Aproveito dessa belíssima oportunidade para oficializar o meu desejo já planejado a mais de um ano atrás. RENUNCIAR OFICIALMENTE O MINISTÉRIO SACERDOTAL . Também quero esclarecer os motivos que me levaram a tomar esta decisão. A falta de motivação vocacional (perda do encanto vocacional ) Como também outros projetos de vida que foram surgindo  ao longo deste tempo. Onde em nome da fidelidade, faço uma  outra  opção  de vida para viver a felicidade. Pois a felicidade passa pela fidelidade. Não quero ser desonesto para causar tristeza nesta Igreja e na vida das pessoas as quais convivemos.
Minha resposta é a do Apostolo Pedro. “Senhor tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo...”  Eu não tenho nem ouro e nem prata, somente redes e o meu trabalho". Agora de sã consciência e cônscio das minhas faculdades mentais sem nenhum constrangimento, oficializei  a minha Renúncia do  ESTADO CLERICAL. EXERCIDO ATRAVÉS DO SACERDÓCIO MINISTERIAL. Quero continuar lançando as redes...  Os mares  só Deus sabe. 
Meu agradecimento a Diocese de Ilheus, na pessoa de Dom Mauro, pela confiança e amizade, ao clero, religiosas e religiosos, leigos e leigas. Aos meios de comunicação da região( 2RCpress, Rádios Sta Cruz e Bahiana, Jonildo Glória, Rabát,Yolando Diário de Ilheus etc. Igrejas Evangelicas e instituições  sociais que sempre me apoiou  meu mutio obrigado Pela caminhada que hoje se encerra. Que Deus nos abençoe a todos e a todas.  Vou continuar sendo o mesmo Nildemar, na simplicidade, na humildade e na alegria do viver.  “Amigos um dia agente se encontra...” Deus continuará em tudo e em todos. Deus é fiel.
Nildemar  Andrade Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário