quarta-feira, 27 de abril de 2011

Hospital Geral em Ilhéus realiza pronto atendimento à dengue

O departamento de Vigilância à Saúde de Ilhéus vem realizando o monitoramento semanal da dengue, recolhendo todas as notificações de casos apresentados nos hospitais e unidades de saúde do município. Segundo os últimos dados divulgados, de 1º de janeiro até o dia 23 de abril foram registrados em Ilhéus 589 casos de dengue. Neste mesmo período, foram notificados seis casos de dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, sendo que cinco destes casos já foram confirmados laboratorialmente.

A Vigilância realiza também o trabalho de bloqueio ao foco do mosquito através do fumacê costal, que são aplicados nas proximidades das residências que possuem os casos notificados. Os bairros da cidade que tiveram um maior número de notificações foram Nossa Senhora da Vitória, com 91 casos; Malhado, com 73 casos; e Nelson Costa, com 61 casos.
Atendimentos- Está funcionando desde o dia 4 de abril, em Ilhéus, uma unidade de Pronto Atendimento de Referencia à Dengue, localizado no Hospital Geral Luiz Viana Filho. O posto foi implantado através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria da Saúde do Município, através do departamento de Média e Alta Complexidade e Vigilância Epidemiológica.
Os pacientes que apresentarem os sintomas da doença como dor de cabeça, dores no corpo e febre alta, podem comparecer ao local no bairro da Conquista, munidos de documento de identificação. Todo paciente que chega à unidade de PA (pronto-atendimento) da Dengue passa por uma triagem. Lá são assistidos por médicos, enfermeiros e técnicos, e recebem o tratamento adequado. Somente nos primeiros sete dias de atendimento foram realizadas 330 consultas e 143 novos casos foram confirmados.
Todos os profissionais da saúde foram capacitados para melhorar o sistema de notificação da doença. Isso contribui para uma maior exatidão dos números de notificações de dengue, favorecendo assim o combate ao mosquito nas áreas de maior incidência. Os profissionais salientam a importância de o paciente disponibilizar corretamente seu endereço nas unidades e hospitais, para que posteriormente este trabalho possa ser realizado com eficácia. O horário de funcionamento do PA da Dengue no Hospital Regional é das 7 às 19 horas, de segunda a sexta.
Mobilização- Uma programação de grandes faxinaços contra a dengue está sendo realizado em diversos bairros de Ilhéus em continuidade das etapas do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia. A mobilização é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o apoio da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e secretarias municipais da saúde.
A ação engloba recolhimento de lixo e entulhos, visitas aos domicílios, orientação educativa quanto às medidas contra a proliferação do Aedes aegypti, eliminação dos criadouros, panfletagem e certificação de estabelecimentos parceiros, objetivando sensibilizar o cidadão quanto à importância da organização e da mobilização comunitária.
As próximas localidades a receberem a equipe da secretaria da saúde para o faxinaço serão o Alto da Boa Vontade, no dia 28; e o Alto da Soledade, no dia 30; fechando assim o clico de mutirões dos altos em torno do bairro do Malhado. Já foram beneficiados com essa ação o Alto do Coqueiro, no dia 9 de abril; e o Alto do Carvalho, no último dia 15 de abril. Após esta etapa, a equipe seguirá para a zona sul da cidade. Para a realização de denúncias sobre a existência de focos do mosquito na cidade, a população deve ligar para o telefone, (73) 3231-3500, que funciona de 8 às 11h30min, e das 13h30min às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário