terça-feira, 12 de abril de 2011

Governo muda o local: Porto Sul será em Aritaguá

Governo publica hoje (12) decreto que desapropria nova área destinada ao Complexo Porto Sul Governo publica decreto que desapropria nova área destinada ao Complexo Porto Sul Com a evolução e o aprofundamento dos estudos ambientais, o Governo da Bahia decidiu alterar o local onde será implantado o Complexo Portuário e de Serviços Porto Sul.
Em decreto que será publicado nesta terça-feira (12) no Diário Oficial, o Estado declara de utilidade pública uma área de 48.333.024,72 m2 (4.830 hectares), na margem esquerda da BA-001 (sentido Ilhéus – Itacaré), na localidade de Aritaguá, em Ilhéus.
 Mantendo uma diretriz do Governo de promover o desenvolvimento com sustentabilidade e atendendo a uma orientação do IBAMA, a administração estadual optou por redirecionar os estudos para a nova área.
Dentre os motivos determinantes para a mudança da localidade destinada ao projeto estão a ausência de corais e recifes no trecho de mar em frente à nova área escolhida e de fragmentos em processo de regeneração de Mata Atlântica, bem como menor complexidade de fauna.
 “Depois do aprofundamento dos estudos, foi possível ter elementos mais apurados para uma reavaliação da área, e mesmo encarecendo o projeto, fizemos a opção por conta de uma melhor solução ambiental”, afirmou a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon Ainda de acordo com ela, o Governo da Bahia tem uma postura de compromisso com as instituições e com a autonomia das instâncias que regulam a concessão de licenças ambientais “O Governo da Bahia tem tido preocupação com as questões ambientais e essa solução é resultado de grandes debates das áreas técnicas”, disse Chiavon.
 Ativos Ambientais
 A área declarada de utilidade pública em 2008 será destinada à garantia dos ativos ambientais e proteção do ecossistema natural.
 Com a mudança, a chegada da Ferrovia Oeste Leste à região também não será prejudicada, pois o novo local fica a cerca de 5 Km da anterior. O projeto Investimentos de cerca de R$14,1 bilhões e geração de vinte e quatro mil empregos na Bahia. Estes são alguns dos benefícios que o Complexo Portuário e de Serviços Porto Sul irá trazer para o Estado quando estiver em plena operação.
 Trata-se de um empreendimento que abre um novo eixo de desenvolvimento no País e que vai integrar o sul da Bahia e o Brasil a uma nova rota de desenvolvimento sustentável, estimulando o turismo, gerando empregos, negócios e ativos ambientais para toda região.
 O Complexo Porto Sul engloba um terminal portuário público, o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus e o terminal portuário de uso privativo da Bahia Mineração.
 O terminal portuário em Ilhéus será essencial para o escoamento dos 18 milhões de toneladas de minério de ferro, além de grãos do Oeste baiano.
Ferrovia Oeste-Leste A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que terá 1.490 quilômetros, envolverá, até 2012, investimentos estimados em R$ 6 bilhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deve se tornar um importante corredor logístico para escoamento de soja, milho e minério da Bahia, dinamizando a produção no estado.
 Na Bahia, a estrada de ferro fará a ligação das cidades de Barreiras a Ilhéus. O processo de construção da Fiol segue o cronograma previsto, com as obras iniciadas nos quatro primeiros lotes entre os municípios de Ilhéus e Caetité.
 No lote 01, próximo a Barra do Rocha, foi iniciada a terraplanagem. Nos lotes 02 e 03 estão sendo implantados os canteiros de obras e, no 04, começou a produção de aduelas e premoldados. Segundo o presidente da Valec, José Francisco Neves, a obra atingirá o auge em agosto, quando 17 mil pessoas deverão estar trabalhando nos canteiros, e outras 50 mil em atividades indiretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário