terça-feira, 5 de abril de 2011

Exposição fotográfica de jornalista vai ajudar projetos sociais do Rotary


Os 25 anos de jornalismo do repórter Maurício Maron, editor do site de notícias Jornal Bahia Online, serão comemorados com uma exposição fotográfica que mostrará parte de sua trajetória profissional após ter trabalhado em sete estados brasileiros e em Angola, na África, onde cobriu um período decisivo da guerra civil naquele país.



A idéia da exposição partiu de amigos do jornalista que conhecem o seu acervo de fotografias registradas ao longo destes anos. Mas para concretizar o trabalho, uma das exigências do autor foi de que o projeto tivesse uma finalidade filantrópica. Após expostas, as fotografias serão doadas ao Rotary Clube e vão contribuir com projetos sociais desenvolvidos pelo clube de serviço.
O lançamento inédito da exposição ocorrerá nesta quarta-feira (06) na Faculdade de Jornalismo da Unime, em Itabuna, durante as comemorações do Dia do Jornalista. Depois o trabalho seguirá para Ilhéus, cidade-natal do autor, em local e data ainda a ser definidos. Intitulada “Revelação – 25 anos de jornalismo de quem saiu para escrever e resolveu também fotografar”, a exposição trará 60 fotografias valorizando o cotidiano das pessoas e paisagens. Responsável pela apresentação da exposição, o jornalista e escritor Antônio Lopes, afirma que o olhar jornalístico de Maron expandiu-se em poético, rompendo fronteiras, vendo (e nos levando a ver) a condição humana em vários lócus. “As fotos viraram exposição por acaso. Ao acaso nasceram, impostas por entendimento próprio do autor, tocado pela poesia: a beleza nos cerca em todos os instantes da vida, na busca do pão diário, no pôr do sol que não olhamos, no barco solitário, na criança e no adulto. Até na guerra”, afirma Lopes sobre a obra.
Em 25 anos de jornalismo, Maurício Maron transitou pelos mais importantes jornais do sul da Bahia e, também, pelas duas emissoras de televisão de Itabuna: Cabrália e Santa Cruz. No marketing político, atuou em campanhas eleitorais nos estados da Bahia, Amazonas, Sergipe, Alagoas, Maranhão, Amapá e Paraná. No exterior, trabalhou em Angola. Foi assessor de Comunicação das Prefeituras de Ilhéus e Madre de Deus e também trabalhou na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itabuna. Foi o mais jovem presidente eleito da Associação Bahiana de Imprensa Seccional Sul e atualmente é diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba).
A exposição “Revelação” tem o apoio cultural da Farmácia Santa Helena, do site Bahia Online e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba).

Nenhum comentário:

Postar um comentário