segunda-feira, 11 de abril de 2011

Empresa deverá iniciar neste mês de abril investigação petrolífera no litoral baiano

Na semana passada, a empresa Everest Tecnologia em Serviços Ltda. comunicou ao prefeito Newton Lima que a PGS Investigação Petrolífera estará iniciando neste mês de abril, com duração estimada de 80 dias, uma atividade de pesquisa sísmica marinha 3D no litoral do Estado da Bahia. No ofício, a empresa informa que a área da pesquisa, situada na Bacia Sedimentar de Jequitinhonha, apresenta distância mínima da costa superior a 11,5 milhas náuticas (22 quilômetros), nas proximidades de Ilhéus, compreendendo profundidades entre 1.000 e 3.500 metros. Segundo a Everest, a atividade será executada pelo navio Ramform Valiant, que estará acompanhado, durante toda a operação, pelas embarcações Remus (apoio sísmico) e Tórsvic (assistente).
No comunicado feito ao prefeito Newton Lima, a Everest ressalta que a pesquisa ocorrerá em uma pequena parte da área licenciada e que a atividade pesqueira ficará restrita apenas na região próxima às linhas sísmicas em que o navio irá operar. A Everest Tecnologia em Serviços Ltda garantiu ainda ao chefe do Executivo ilheense que a PGS está informando a todas as partes interessadas na área de influência da atividade de pesquisa sísmica marinha as principais características do trabalho. “Além disso, estamos colhendo críticas e sugestões com o objetivo de buscar mecanismos eficientes de comunicação, capazes de contribuir para a segurança das operações”, assevera o diretor-presidente da Everest Tecnologia em Serviços Ltda, Rogério Ribeiro.
Segundo a PGS Investigação Petrolífera Ltda, a pesquisa sísmica tem como principal objetivo produzir imagens detalhadas das camadas interiores do subsolo marinho, abaixo da coluna d’água, para melhor conhecimento dos reservatórios de petróleo. Através deste trabalho, reforça a empresa, é possível identificar a localização dos melhores pontos de perfuração de poços de petróleo e também de gás.
Bacia Sedimentar – Localizada na margem leste da costa brasileira, a Bacia  Sedimentar de Jequitinhonha ocupa uma área de 10 mil quilômetros quadrados, dos quais apenas 500 quilômetros quadrados encontram-se emersos. Situa-se entre as bacias de Almada e Cumuruxatiba ao norte e sul, respectivamente. De forma mais específica, encontra-se na porção que abrange os municípios de Ilhéus, Itacaré, Una e Canavieiras. Encravada na chamada Costa do Cacau, a região preserva verdadeiros santuários ecológicos tropicais, com dezenas de quilômetros de praias sombreadas por denso coqueiral, Mata Atlântica, grandes áreas de manguezal e fazendas de cacau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário