quarta-feira, 27 de abril de 2011

Criados núcleos de pesquisa e extensão em Direito na Faculdade de Ilhéus

O curso de Direito da Faculdade de Ilhéus, que funciona nos turnos diurno e noturno, agora conta Núcleos de Estudos, Pesquisa e Extensão, criados com a participação dos professores e alunos, com o objetivo de consolidar o tripé (ensino, pesquisa e extensão) da formação universitária nos termos da Constituição Federal de 1988. As atividades estão sob coordenação do professor Phd Paulo Cesar Santos Bezerra, que é o próprio coordenador do curso de Direito.

Segundo ele, a finalidade é estender o aprendizado para além do campus da faculdade, e formar pessoas para o exercício da cidadania. Nesse sentido, durante o curso, serão viabilizadas ações que permitam aos alunos e à comunidade acadêmica intervir nas comunidades de seu entorno. A Faculdade de Ilhéus está localizada no km 1,5 da rodovia que liga a cidade aos municípios de Una e Canavieiras, na zona sul, numa região litorânea composta por cerca de oito bairros.
O professor Paulo Bezerra informa que vários temas serão abordados no cronograma de atividades, a exemplo de Direitos da Mulher, Direitos da Criança e do Adolescente, Direitos dos Povos Indígenas, Direitos dos Afro-descendentes, Direitos dos Deficientes Físicos, Direitos dos Dependentes Químicos, Direitos dos Homossexuais e Transexuais, Direito dos Estrangeiros Refugiados, Direitos dos Idosos, além dos Direitos dos Presos e Detentos.
“Inicialmente, os núcleos de estudos e pesquisas viabilizarão ações de conscientização para esses direitos dos considerados grupos em situação de risco social, avançando da cultura de tudo se esperar do Estado e do paradigma que separa Estado e Sociedade Civil, para atingir o paradigma da Governança Social, que reúne Estado e Sociedade na busca da solução dos conflitos e da resolução dos grandes problemas sociais que afetam esses grupos”, disse o coordenador Bezerra, acrescentando que assim, “a Faculdade de Ilhéus busca atingir o objetivo de ser um lócus de promoção da cidadania plena em nossa região.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário