terça-feira, 22 de março de 2011

Obras nos morros amenizam problemas causados pelas chuvas

Desde que foram iniciadas, no fim de 2010, as obras que integram o pacote emergencial de intervenções, destinadas a reurbanização e contenção de encostas em vários morros da cidade, vêm mudando a realidade de centenas de famílias. Os recursos da ordem de R$ 10 milhões, oriundos do Governo Federal – através do Ministério da Integração Nacional –, foram disponibilizados para serem investidos em obras de reurbanização e contenção de encostas nos Altos do Cacau, Soledade, Carvalho, Formoso, Coqueiro, Tapera, Seringal, Tabuleiro da Baiana, Nerival, Basílio, Amparo, na Rua Luiz Gama e na Avenida Itabuna. 
As chuvas que caem na cidade desde o fim da noite desta segunda-feira (21) estão atestando os avanços promovidos por essas melhorias. “Com boa parte dos serviços adiantada, os efeitos das chuvas nos altos estão sendo menores. Em outras ocasiões, chuvas como essas, poderiam trazer graves transtornos. Porém, ainda estamos avançando visando garantir que as intervenções cheguem à todos os locais necessários”, afirmou o secretário da Infraestrutura, Marconi Queiroz, um dos membros da Comissão Municipal da Defesa Civil de Ilhéus. 
Na manhã desta terça-feira (22), a comissão esteve reunida no gabinete do prefeito Newton Lima para fazer um levantamento dos efeitos causados pelas chuvas e traçar um plano de ação para intervenções estruturais e também sociais. Desde as primeiras horas desta terça-feira equipes das secretarias da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano estão percorrendo pontos de alagamento e com outros danos causados pelas chuvas. Na sede da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, cinco famílias já solicitaram apoio, alegando estarem desabrigadas. De acordo com o responsável pela Assistência Social, Emenson Silva, duas famílias já foram encaminhadas para a casa de parentes e conhecidos, sendo que os demais casos estão sendo acompanhados por uma Comissão de Avaliação, criada pela secretaria para agilizar o atendimento às famílias. 
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, que também é o presidente da Comissão Municipal da Defesa Civil de Ilhéus, afirmou que o município vem realizando o monitoramento caso a caso. “Como as obras emergenciais nos morros estão bastante adiantadas. Vários pontos já foram detectados e o governo acredita que poderá continuar acompanhando os casos de maneira satisfatória”, ressaltou. Participaram ainda da reunião os secretários Alcides Kruschewsky (Governo) Jorge Bahia (Fazenda), Marcelo Barreto (Segurança, Transporte e Trânsito) e o engenheiro civil Plínio da Hora, diretor da Comissão. 
Além dos altos, os recursos estão beneficiando também a Avenida Itabuna, que ganhou serviços de recuperação de drenagem pluvial, construção de novas calçadas e recomposição asfáltica e em paralelos, e o Teotônio Vilela, que está sendo favorecido com a dragagem do canal local de águas pluviais. Segundo o secretário Marcone Queiroz, uma casa em construção num local bastante íngreme desabou no Pacheco, mas sem atingir qualquer pessoa ou causar vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário