segunda-feira, 21 de março de 2011

Fundação Cultural promove Oficina de Contação de histórias

Já estão abertas as inscrições para a Oficina de Contação de histórias para adultos e crianças, promovida pelo arte-educador Gabriel Sant’Anna, do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, em parceria com a Fundação Cultural de Ilhéus, através do projeto “O chapéu do Gabriel – contação de histórias, encontros e oficinas”. Serão disponibilizadas 20 vagas para a oficina, que será realizada nos dias 31 de março e 1º de abril e ter e que terá como público-alvo: professores, arte-educadores, artistas e interessados na arte de contar histórias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Fundação Cultural, das 13 às 17h30min.

O Projeto “O chapéu do Gabriel – contação de histórias, encontros e oficinas” é uma proposta patrocinada pelo Governo Federal, através da Bolsa Funarte de Circulação Literária 2010, que visa levar projetos voltados para o campo da literatura aos municípios menos favorecidos e que fazem parte do Território da Cidadania. O projeto foi um dos contemplados pelo prêmio e tem como objetivo principal divulgar a arte de contar histórias e colaborar no processo de incentivo a leitura através de uma seleção de histórias que reúne lendas indígenas, fábulas africanas, contos tradicionais brasileiros, contos clássicos de Andersen e fábulas e histórias contemporâneas de autores como Sérgio Caparelli, Roger Mello e Juarez Machado.
Tais histórias serão compartilhadas em diversas sessões voltadas para crianças e para adultos, em horários distintos, com a apropriação de diversas linguagens: Para as crianças contos recheados de canções, de bonecos, objetos, dramatizações e, para os adultos a narrativa aliada à força poética e transgressora da performance. “Parcerias assim, sobretudo estruturantes e de formação, serão cada vez mais construídas por esta Fundação”, afirma o presidente da Fundaci, Maurício Corso.
Além das apresentações, o projeto propõe ainda encontros com os contadores locais em rodas de histórias que servirão como confraternização, troca de experiências e valorização da cultura oral e escrita da região. O projeto irá desenvolver uma oficina de contação de histórias com jovens e adultos como incentivo e estímulo a antigos e novos contadores apresentando ferramentas para a criação artística e para a produção de sessões de contação de histórias em diversos espaços.

Mais sobre o facilitador da Oficina - Gabriel Sant´Anna esteve presente em importantes eventos ligados ao universo da contação de histórias, da literatura e das artes nos últimos anos incluindo: "Pé de moleque pede palavra" (com os Tapetes Contadores de História); "Ciranda de Histórias", "Paixão de Ler", "D. João VI no Rio" e a oficina de contação de histórias "Ateliê de Histórias para jovens" (da prefeitura do Rio de Janeiro); Simpósio Internacional de Contadores de História (2007, 2008, 2009); Bienal do livro do Rio (2007, 2009); Caravana Petrobrás da Cultura, além de muitas feiras e maratonas literárias. Possui três livros publicados (O palhaço do nariz azul; Toninho Passarinho e Lino – o morcego que tinha medo do escuro) e três peças teatrais encenadas (“A menina dos olhos d´água; Pingo de Mel- o palhaço do nariz azul e A Farsa da Branca de Neve e os Sete Anões). Desde 2008 é líder do Grupo de Pesquisa Pequenas Mãos, responsável por idealizar e produzir ações para crianças de 3 a 6 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário