terça-feira, 22 de março de 2011

Estado intensifica ações para evitar transmissão da dengue tipo 4 na Bahia

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) identificou dois casos da dengue tipo 4 (DENV4) na Bahia e intensificou as ações para evitar a transmissão da doença. A DENV4 é proveniente da Venezuela e foi identificada pela primeira vez no Brasil em julho de 2010, no estado do Pará. Ela também circula no Piauí, Amazonas e Roraima. 
Segundo a superintendente da Vigilância de Proteção à Saúde do Estado, Alcina Andrade, a DENV4 não é mais grave que os outros tipos da doença, mas representa risco, devido à vulnerabilidade da população, que ainda não teve contato com esse vírus. 
“Temos uma população inteira suscetível a esse sorotipo. Por isso intensificamos as ações de controle e estamos chamando a atenção da população de que é preciso se manter alerta e se mobilizar, porque só assim conseguiremos evitar a proliferação. Além disso, o trabalho de rotina do programa de controle da dengue está sendo intensificado, com a aplicação de inseticida na área e a eliminação de criadouros do mosquito”, explicou Alcina. 
Dois homens foram infectados, têm 27 e 30 anos e estão bem. Eles contraíram a doença em fevereiro, nos bairros de Tancredo Neves e Brotas. A Sesab informou que, por se tratar de casos novos, desde a confirmação da suspeita, técnicos do governo e da prefeitura estão em campo realizando uma investigação detalhada das ocorrências, para dimensionar a disseminação e evitar que a DENV4 se espalhe. 
Para os especialistas, não é possível determinar como o novo vírus entrou no estado. “Com a dinâmica da vida moderna, onde há grande circulação de pessoas, as barreiras epidemiológicas não dão conta de evitar a chegada da dengue. O vírus vem dentro do corpo, muitas vezes sem sintoma aparente, e se espalha com o mosquito. O importante é que identificamos rapidamente a ocorrência na Bahia e estamos agindo para controlar a DENV4”, destacou o chefe-de-gabinete da Sesab, Washington Couto, que representou o secretário Jorge Solla na coletiva. 
Redução no número de casos – Este ano, houve redução no número de casos de dengue no estado – até o dia 12 deste mês, foram notificados 9.584, contra 11.679 no mesmo período do ano passado, numa redução de 17,9%. As cidades de Salvador, Barreiras, Irecê, Feira de Santana, São Gabriel, Porto Seguro, Gentio do Ouro, Jussara, Eunápolis e Central concentram 54% d

Nenhum comentário:

Postar um comentário